Tenho acompanhado com alguma curiosidade e interesse as manifestações exteriores de religiosidade dos toureiros, em Espanha.
Normalmente começa tudo no quarto do hotel onde se vão vestir; é montado um "altar" cheio de imagens de Nossa Senhora e de Jesus Cristo; quando chega a altura de se recolherem em oração, benzem-se, mal, pois em vez de desenharem uma cruz, desenham um T invertido.
Alguns toureiros benzem-se duas vezes, outros três; fico sem perceber por que não são 5 ou 7; em seguida levam o polegar à boca e fico sem saber se chupam o dedo ou roem a unha.
Quando chegam à praça de touros, alguns benzem-se ao sair do carro. Em seguida, quando há capela, recolhem-se em oração e repetem o ritual de se benzerem mal.
Antes do "paseo", já vi 2 ou 3 toureiros que batem na trincheira (knock on wood) e tornam a benzer-se mal; também escravam a arena, não me parecendo que seja para ver o estado do terreno, antes me dá a ideia de que desenham uma cruz.
Quando começa o "paseo" todos se benzem, e dá para ver que o capote de "paseo" tem bordado Nossa Senhora ou Jesus Cristo. Nos dois primeiros tercios nada de assinalável em termos de religiosidade.
Quando chega a ltura do tercio de muleta, se a faena é dedicada a alguém que morreu, o matador olha para cima (lá em cima, que eu saiba, está o tiroliroliro) e, segundo aprendi, Deus está em toda a parte, seja no capote (defesa) seja nos cornos do toiro (ataque).
Depois o matador atira a "montera" para trás das costas, e se calhar ficar a boca para cima há logo um murmúrio na praça pois parece que dá azar; no entanto, com a boca para cima, dá para ver que algumas "monteras" têm, no interior, uma imagem de Nossa Senhora ou Jesus Cristo.
Já antes de começar o tercio tinham bebido água por um copo que, julgo, tem uma imagem pois beijam o copo.
A gravata tem um alfinete com medalhas e, presumo, que por baixo da camisa têm um fio com medalhas.
Posto isto, é lógico perguntar: serão os toureiros religiosos? Acho que não; os toureiros são, na maior parte, supersticiosos.
Se não estiver certo, que Deus e os toureiros me perdoem.
PS- os futebolistas benzem-se e comem relva.
SdB (I)
2 comentários:
SdB(I), permita-me discordar. Acho que os toureiros são religiosos ...à maneira deles. Nâo de uma forma tradicional, mas à maneira deles, misturando algumas superstições e crenças ... que também já devem ter algo de cultural. Como se fosse uma simbologia de "pertença" a um clube (o dos toureiros). Penso que a protecção que eles pedem à Virgem e a Cristo, para além dos sinais da cruz (mal feitos), são fortes suficientes para que eu acredite que eles têm a "sua" religiosidade. E é bom que tenham mesmo: não são os gatos pretos, amuletos e cânticos ao sol (ou equivalente) que os podem proteger de um combate de vida ou de morte. Gostei da sua descrição. Eu que detesto touradas. Obrigada. pcp
Gostei imenso Muna, é mesmo assim a superstição!
É uma religiosidade muito primária, defensiva. Cada um vive a religião à sua medida e é bom saber que é suficientemente lata para servir a todos.
Beijinhos
Enviar um comentário