JdB
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Filosofia para literatos [Prof. Miguel Tamen]
A
filosofia não serve para se aplicar à literatura e os literatos não podem
esperar grandes benefícios da adopção de posições filosóficas. Existem no
entanto livros, ensaios e artigos escritos por filósofos que, por terem sido
compostos fora das preocupações estritas dos estudos literários, ajudam a
clarificar algumas questões consideradas intratáveis, ou mal tratadas, por
literatos. O seminário consistirá na discussão de uma série de textos
filosóficos escritos aproximadamente nos últimos cem anos. Serão
discutidos ensaios de Anscombe, Austin, Black, Bouwsma, Cavell, Davidson,
Frege, Gadamer, Geach, Isenberg, Lear, MacIntyre, Nussbaum, Quine, Rorty, Ryle,
G. Strawson, Vogler, e Williams.
Chaos and Order [Prof. John Jean]
The sciences and the humanities have been inextricably
linked historically and these mutually interacting ways of knowing the world have
profoundly influenced how we think of the natural world and humanity’s place in
it.In this course we discuss the impact of three major scientific revolutions
in the modern era – the Copernican Revolution of the 16th- 17th
centuries, which radically altered how we think of and study the physical
world, the Darwinian Revolution, which forced us to re-examine humanity’s place
in the world, and the Einsteinian Revolution, which forever changed our
understanding of space and time. Additionally, we will explore the emergence of
the social sciences over the past 150 years with an eye towards their
similarities and their differences with the natural sciences. In each case,
emphasis will be placed not only on the scientific context of these shifts in
worldview, but also on the historical and cultural/political contexts within
which these shifts occurred.
Disjecta Membra (Famílias Artificiais) [Prof. Ana Almeida]
O frontispício de Leviathan
de Thomas Hobbes representa famosamente um soberano como uma pessoa feita de
outras pessoas. Esta imagem poderia ilustrar a declaração de Walt Whitman de
que continha multidões. No seguimento destas formas de conceber o que somos,
este seminário pretende explorar um modo de pensar sobre o que é uma pessoa
para o qual Whitman e Hobbes são complementares. Segundo este modo, cada pessoa
define-se em relação a uma família artificial, que equivale de certo modo ao
que Whitman designa por ‘multidão’, e de que são membros possíveis figuras como
Hobbes e Whitman. Testar-se-á então a plausibilidade de tomar o frontispício de
Leviathan e a afirmação de
Whitman como descrições literais sobre o que é uma pessoa, discutindo
extensamente as consequências éticas e políticas da concepção de pessoa
resultante e da noção de ‘família artificial’. As leituras seleccionadas
incluem textos de Hobbes, Whitman, Carlyle, Campos, Allen, Putnam, Skinner,
Berlin, Rawls, Empson e Taylor, entre outros.
Tenho a sincera convicção de que "és arrais para essa embarcação"!
ResponderEliminarAbr
fq
Para além de estar com a maior inveja sua, acho que o primeiro e o terceiro seminário devem ser o máximo dos máximos! Parabéns, João, por ter entrado no mestrado (na sua área respectiva) mais exigente e conceituado de Portugal. Bjs. pcp
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