Entramos num pequeno café com um amigo meu e fizemos o nosso pedido. Enquanto estamos a aproximar-nos da nossa mesa duas pessoas chegam e vão para o balcão:
- "Cinco cafés, por favor. Dois deles para nós e três suspensos."
Eles pagaram a sua conta, pegaram em dois e saíram.
Perguntei ao meu amigo:
- "O que são esses cafés suspensos?"
O meu amigo respondeu-me:
- "Espera e vais ver."
Algumas pessoas mais entraram. Duas meninas pediram um café cada, pagaram e foram embora. A ordem seguinte foi para sete cafés e foi feita por três advogados - três para eles e quatro "suspensos". Enquanto eu ainda me pergunto qual é o significado dos "suspensos" eles saem. De repente, um homem vestido com roupas gastas que parece um mendigo chega na porta e pede cordialmente:
- "Você tem um café suspenso?"
Resumindo, as pessoas pagam com antecedência um café que servirá para quem não pode pagar uma bebida quente. Esta tradição começou em Nápoles, mas espalhou-se por todo o mundo e em alguns lugares é possível encomendar não só cafés "suspensos" mas também uma sandes ou refeição inteira.
Partilhem no sentido de divulgar esta ideia.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminarQue espectáculo de tradição. Se pegar cá em Portugal, aderirei seguramente. Obrigada pela partilha. Bjs. pcp
ResponderEliminarOlá, recebi esta historia hoje por um mail de uma amiga... Adorei e prendeu me mesmo!!
ResponderEliminarGostava de saber mais informações sobre estes cafes suspensos... será que me podem ajudar?
se calhar deixo aqui o meu mail: xicaonofre@hotmail.com
beijinhos e obrigada
Francisca
(espreitei o blog e gostei muito, vou voltar!)
Bom dia, Francisca, aquilo que sei sobre esta iniciativa é exactamente o texto vem no blog e q. está a circular entre amigos. Não sei onde nasceu a ideia, mas a intenção é aproveitar para a espalhar maximamente e levar a todo o país, contagiando todos os q. puderem deste bom hábito de pagar um café extra, para reverter a favor de alguém q. não tenha dinheiro para o pagar. Infelizmente, há cada vez mais gente em situação difícil. Bjs, esperando ter ajudado alguma coisa, Maria Zarco
ResponderEliminar