À hora a que me lerem os poucos mas fieis leitores estarei a caminho de Dublin, ou já em Dublin. Estarei lá até Domingo, numa visita que tem uma parte de turismo e uma parte de trabalho: entre 4ªf e Sábado estarei reunido com associações de pais e de crianças com cancro do mundo inteiro, reunião essa que decorre paralela ao congresso anual do SIOP - sociedade internacional de oncologia pediátrica. Durante três ou quatro dias, portanto, o tema será este - as crianças com cancro.
A reunião serve um propósito óbvio e um menos óbvio:
1) aprendo o que estão a fazer as associações congéneres, que dificuldades sentem, quais os temas mais importantes face ao estado da arte, como se angariam fundos ou como se influenciam os decisores políticos; percebemos o que fazem os países mais pobres, como sobrevivem em condições de enorme pobreza e ignorância. Ouvimos os médicos, enfermeiros, psicólogos e ficamos com uma noção do que é mais importante no estado da ciência, ao que se dá ou deve dar prioridade. Conversamos, revemos caras e conversas (revejo um médico com quem travei conhecimento virtual em 2001 e que, de caminho para o Porto vindo do Canadá em 2002, passou por Lisboa 30 minutos só para me conhecer cara a cara).
2) reforço a necessidade de eu próprio fazer mais e melhor; afino o sentido que dou à minha vida no que toca à Acreditar, associação que me deu tanto; oiço, oiço, oiço; aqui e ali comovo-me com uma história de sofrimento ou de alegria; talvez me comova com as minhas próprias lembranças; penso na alegria das crianças da Acreditar por viverem ou serem tratadas no hemisfério norte, porque no sul a esperança de vida seria muito menor; penso na focagem que me falta, na competência com que devo cumprir o trabalho para que me ofereci ou para o qual me elegeram; aprendo e invejo a força destes pais que não desistem, que ficam anos a tratar dos seus filhos doentes ou que, tendo-se despedido deles, não desistem de tratar dos outros.
Até sábado será isto. Turismo, lazer, trabalho, agitação da alma, talvez desentupimento do canal lacrimal.
JdB
Desejo uma boa viagem, "daquelas em que partimos ontem e regressamos muitos anos antes..."
ResponderEliminarCarpe Diem!
Beijinhos