Todos os chefs do mundo vos dirão que não serve de nada dar receitas, que o segredo de uma sobremesa excelente reside no talento do cozinheiro, nisso que chamam «boa mão para a cozinha» e que, quando se fala de uma pitada de gengibre ou de baunilha, isto vem a ser o mesmo que um fiozinho ou uma pontinha. Permiti-me que vos conte a verdade: todos os pasteleiros, tal como todos os chefs de cozinha, se reservam sempre um minúsculo mas significativo segredo que marca toda a diferença no resultado, um pequeno embuste ou infâmia que eu agora me proponho a revelar ao mundo.
in Pequenas Infâmias, Carmen Posadas
Tarte de Amêndoa
Para a base:
200g farinha
150g açúcar
125g margarina de girassol (pode cortar um bocadinho)
1 ovo
200g farinha
150g açúcar
125g margarina de girassol (pode cortar um bocadinho)
1 ovo
Para o creme:
150g de amêndoas palitadas ou laminadas
125g margarina de girassol
125g açúcar
4 colheres de sopa de leite
Junta-se o ovo inteiro com o açúcar e mexe-se até formar uma mistura esbranquiçada, junte a farinha. Derreta a margarina e junte. Barre a forma, coloque a massa e pique com um garfo para não crescer. Leva-se ao forno até ficar loirinha.
Num tacho, ao lume, junta-se as amêndoas, a margarina, o açúcar e o leite até formarem um creme homogeneo. Deita-se este creme por cima da massa e vai ao forno novamente.
MFM
Hmmmm.
ResponderEliminarHesito entre achar que este post é ligeiramente pecaminoso por nos tentar em tempos quaresmais, ou se é bastamente moralista por fazer ressaltar a nossa veia de católicos contidos que não se deixam abater por gulodices.
Aposto que já comeu uma tarte semelhante por aí...
Quando li este texto a receita que me pensei logo foi esta. Por mais que se tente, há encantos que só alguns 'chefs' têm.... mfm
ResponderEliminar