06 outubro 2023

Conferências dos dias que correm

 

Parto amanhã para o Canadá, para a minha última conferência enquanto Presidente da Childhood Cancer International (CCI). Curiosamente, fui eleito em 2020 numa conferência virtual, por causa da pandemia,  que deveria ter-se realizado... em Ottawa. Nada me liga emocionalmente a Ottawa, onde nunca fui. Mas é curioso que este ciclo de presidência se inicie e termine na mesma cidade.

Ontem de manhã, ao responder a um inquérito de "fim de ciclo", perguntava-me como via o meu mandato. Respondi que, de um ponto de vista pessoal, tinha sido desafiante. Ter tantas reuniões com tantas pessoas de tantas áreas ou países diferentes (ou mesmo fusos horários…) foi um desafio para a minha agenda e para a minha capacidade de foco e desempenho. Do ponto de vista institucional foi sobretudo gratificante. Essas “tantas pessoas” que eu conheci e com quem conversei são a prova viva da enorme quantidade de trabalho que esta comunidade realiza numa base diária, tantas e tantas vezes em condições muito desafiantes.

A propósito disso, cruzei-me com uma frase de Albert Schweitzer, francês, vencedor do Prémio Nobel da Paz (tradução minha):

“Quem entre nós aprendeu através de experiência pessoal o que realmente são a dor e a ansiedade, deve ajudar a garantir que aqueles que estão em necessidade física obtenham a mesma ajuda que ele teve. Já não pertence apenas a si próprio; tornou-se irmão de todos os que sofrem. É esta “irmandade dos que carregam a marca da dor” que exige serviços médicos com humanidade."

Gosto da expressão "irmandade dos que carregam a marca da dor". Acima de tudo - e olhando para as dezenas e dezenas de pessoas que conheci ao longo destes anos - talvez seja uma "irmandade dos que carregam a marca da esperança", sejam eles profissionais de saúde, Pais que perderam filhos ou Pais que mantêm os filhos, sobreviventes. 

Estou certo de que estes últimos três anos, sobretudo, foram a experiência humana mais gratificante que me foi dado viver. Só espero conseguir contar uma boa história.

JdB 


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue