26 maio 2022

Largo da Boa-Hora


Ao meu querido Cão, a todos os Cães

Amor sem condições.
Confiança sem inquietações. 
Ansiosa ternura e dedicação.
Nem ontem, nem amanhã.
Nem tempo, nem espaço.
Sem porquê ou para quê.
Feliz a somar os hoje e os porque sim. 
Sem provas ou comparações. 
Sempre a acreditar e a aceitar.
Sem outros, melhores ou mais.
Sempre contente com o que somos, temos e lhe damos.
Correr para nós e em nós sossegar.
Sem nada de seu, porque dado como nosso.
Renascer a cada dia, sem monotonia ou ambição.
Desfrutar por estar e tanto lhe bastar. 
Sem querer outros mundos que não o seu.
A independência da total dependência.
A irrevogabilidade da entrega total.

Uma vida a ser sempre assim, a ser Cão.
Um Cão é um Cão, como um Cão o é. 
E, nada, mesmo nada, é mais absoluto que um Cão.
Um Cão não se compara ou demonstra, porque tudo nele é como um Cão o é.
Amigo como um Cão, bom como um Cão, fiel como um Cão, meigo como um Cão, atento como um Cão, tolerante como um Cão, próximo como um Cão, feliz como um Cão.
Tudo como um Cão e nada que não seja como um Cão. 
Por isso, o Cão é tudo como eu queria ser, porque autêntico e incomparável.
Por isso sempre te amei e admirei, meu querido Cão;
Que falta me fazes para eu me espantar e debater com o que não sou 
e tanto queria e devia ser.

Adeus Bicas, adeus Zinho.

24 de Maio de 2022

ATM


1 comentário:

JdB disse...

Parabéns pelo texto.
É sempre um gosto e um privilégio receber-te no estabelecimento, mesmo que seja por motivos menos felizes. De facto, do Largo da Boa-Hora vê-se tudo, não apenas o que brilha para toda a gente, mas também o que torna os nossos dias mais sombrios.
Ler este texto (e a minha interpretação está muito próxima de ser potencialmente abusiva) pode ser um bom antídoto para uma certa tendência de humanizar excessivamente os animais, querer que os animais sejam como os humanos. Talvez um potencial interesse deste texto seja o caminho inverso: não esquecendo que um Cão é um Cão, lançarmo-nos ao desafio de ser como eles, naquilo que os caracteriza de uma forma tão saudável - a meiguice, a tolerância, a atenção, a fidelidade, o nada que se espera, o tudo que se agradece.
Olhar para um cão pode ser um bom espelho. Comprovei-o hoje, quando o meu Cão latiu, ladrou correu e saltou de felicidade por me ver.
Obrigado pelo texto.

Acerca de mim

Arquivo do blogue