11 junho 2009

Onde estão os Homens? (Onde está o Wally?)

Ultimamente tenho-me deparado com um mistério dificil de entender e resolver. Onde quer que vá, para onde quer que olhe, só se vêem mulheres. Parece que os homens se eclipsaram. Obviamente, não me refiro aos locais ou ambientes tipicamente frequentados por mulheres, como sejam cabeleireiros e igrejas (não, não há qualquer intenção em relacionar secadores com confessionários; são simplesmente locais que, naturalmente, coloco no lado feminino). Embora no que toca aos cabeleireiros e esteticistas, a coisa já esteja a mudar um pouco para o lado dos homens !

Mas voltando ao tema de hoje. Desaparecem aviões, desaparecem pessoas, desaparecem empregos e também desaparecem os homens ! Não sei qual deles o pior. Venha o diabo e escolha. Vou às reuniões na escola do meu filho e vejo 15 mães e 1 pai - desde já contesto o nome Reunião de Pais; à beira-rio, em passo jogging, vejo mulheres e raparigas andando ou correndo, em função da idade; à noite, calhando sair, vejo bandos delas; nos shoppings, ao fim de semana, vestindo o seu fatinho de trem e o seu téne, vem a avó, a mãe, a madrinha, a afilhada e, eventualmente, um homem para compôr o quinteto. Na praia, vemos grupos de amigas, nas esplanadas, aos balcões dos cafés, nos supermercados, à porta das escolas, nas creches, nos ginásios.

Onde estão os Homens ?

Na Internet, nas salas de chats, no facebook; aqui no Adeus, na Caixa de Comentários, as mulheres excedem, em número, os homens e reparem que sublinho em número. Os tantos mails que se enviam e re-enviam, falando e enaltecendo a Mulher-Mãe-Amiga. Não há mails sobre os homens ?

Onde estão os Homens ?

Nas discotecas, nas festas de anos, nos aniversários de casamento, nos enterros, nas aulas de dança, nos consultórios médicos, nos psicólogos e terapeutas, nas coisas da alma e do espírito, nos transportes públicos, até nas faculdades, há sempre mais mulheres que homens.

Onde estão os Homens ?

Enquanto escrevo, ocorre-me uma ideia: será que se trata de fenómeno inverso ? Não os homens que desaparecem, mas sim mulheres que, antes escondidas, emergem agora em toda a sua pujança e número? No tempo das nossas mães e avós, é certo, as mulheres ficavam em casa. Pouco se mostravam. Pouco brilhavam, salvo portas-a-dentro. O seu número era incerto, pois nem sequer votavam. Ou será que, na realidade, nascem mais mulheres que homens e por isso estamos, mesmo, em maior número ? Se assim fôr, a mãe-natureza (até a natureza é apelidada de mãe !) terá de fazer alguma coisa para reencontrar o equilíbrio.

Onde estão os Homens ?

A mulher e o homem, na sua essência, completam-se. Um sem o outro é como uma obra de arte inacabada. Ao longo dos tempos, sabemos pela ciência, muitas espécies animais foram evoluindo, transmutando-se, para se adaptar ao meio ambiente ou para evitar a extinção da sua espécie. Se os homens continuarem desaparecidos, que será de nós, pobres mulheres, seres incompletos?

Homens, onde estão vocês ? (r.s.f.f. - Caixa Comentarios do Adeus)

maf

8 comentários:

cris disse...

maf,

Aqui á uns tempos foi feito um estudo, em que um os homens estavam em vias de extinção.

Os homens morrem mais, deixam-nos sempre sozinhas na terceira idade.

Depois há alguns tão feios e tão mal "enxorcados" que mais vale andarem escondidos, e não aparecerem para não estragarem as vistas......

Tem razão concordo consigo. Parabéns por esta analise.

PS. Apelo também que se vejam mais homens, é tão bom ver "obras de arte". Lavar os olhinhos.

cipriano disse...

ma cher MAF,no vigesimo primeiro sèclo nâo se pode fazer essa pergunta!, se hà mais mulheres nas ruas, pràias,cafès, super mercados, é sinal de emancipaçâo da mulher, n'est pas MAF;caso as duvidas persistem, và passar umas fèrias nos paises arabes, e, ai encontrarà sempre uma mulher seguida de um homem, o homem sempre na rètaguarda para ver quem olha para a mulher, e ai vêa percentage de 50/50%; se na europa se passa-se o mesmo , aqui del rei, que ainda estavamos na mèdia idade, viva a emancipaçâo da mulher,paz e descanso aos homens para se ocupar do ADEUS ATE AO MEU REGRESSO, PINTO PARIS

maf disse...

Cris, obrigada pela visita, neste dia de feriado solarengo. Esses ou essas mal "enxorcados" é bom que fiquem escondidos, sim :-):-)
Mon chér Cipriano, é uma honra receber a visita de um parisiense aqui no Adeus. Tem razão quanto aos paises árabes, mas (in)felizmente vivo na europa, por isso o mistério dos homens desaparecidos permanece ...Você foi a excepção, lol

Anónimo disse...

Há homens por aí, aos montes, mas não interessam; encontram-se em discotecas e bares, a partir das 3 da manhã, com um único fito, que não será previsivelmente o de um encontrar uma Mulher, porque mulheres lá há muitas, com mais ou menos aquele mesmo fito (e depois logo se vê).
Os outros Homens, de facto, não andam por aí: são mais reservados que as mulheres, mais silenciosos, menos sociáveis.
A razão dessa ausência está, creio na incapacidade que têm de ser cumplices como as mulheres para andarem por aí em bando, conversas animadamente, ...; sem essa capacidade só se encontram dentro de portas suas ou de amigos. Não tenham ilusões: os Homens têm de ser empurrados para fora por vocês, Mulheres, senão vão continuar nas suas tocas, pois não está no seu feitio saltitarem de bar em bar à procura de Mulheres (até porque estas também lá não andam).
MM
ps: dá para perceber que não sou mulher ou Mulher :-)

Anónimo disse...

querida Maf,

A Esperança é a ultima a morrer.
Ou deixa correr, e quando menos esperar, acontece a chegada do HOMEM, ou aproveite o dia de Santo Antonio e peça-lhe.

maf disse...

MM, acho que acertou na mouche (como sempre!) Existe realmente uma grande diferença entre homem e Homem, entre mulher e Mulher. De Mulher para Homem, aqui te deixo o meu obrigada pela visita e pela tua opinião. Quanto às tocas, sei bem o quão dificil é tirar um Homem de lá, se ele não quiser sair :-( !
Anónimo, querida Amiga, a Esperança é sem dúvida a última a morrer. O texto de hoje não trata de esperança, mas sim de constatação da realidade. Uma realidade que toca a sociedade dos nossos dias. Hoje, na praia, dei-me ao trabalho de contar homens e mulheres. A proporção, se quiser acreditar, era de 1 homem para 4 mulheres. A meu ver, esta diferença é deveras preocupante em termos sociais.

ana v. disse...

Bem visto, Maf. E concordo com o comentário do MM, acrescentando um pormenor: os homens estão preguiçosos e a culpa é nossa, que os habituámos mal. Além disso, parece-me que têm um bocadinho de medo de nós (mas esta parte é para dizer baixinho, não vá algum deles ouvir-me...) :-)

Anónimo disse...

Ó Amigona, concordo contigo, pois claro! Mas será que te podes queixar? Vá lá.... pensa bem!
Abreijões
XHC

Acerca de mim

Arquivo do blogue