01 abril 2024

Dos índios educados como judeus

Vejo uma série canadiana chamada Little Bird. O primeiro episódio passa-se em dois cenários totalmente diferentes: num cenário, duas crianças pequenas, uma delas chamada Bezhig, brincam no campo; no outro cenário, uma festa de noivado de David, médico, e de Esther Rosenblum, uma estudante de Direito. Bezhig é índia; David e Esther são judeus. Numa dada altura percebe-se que Bezhig e Esther são a mesma pessoa separados por 20 anos, talvez.

A série tem um fundo histórico, relacionado com adopções forçadas de crianças indígenas que eram retiradas aos pais. A mim, o que me suscita a curiosidade é a diferença / semelhança entre Bezhig Little Bird (assim é o seu nome) e Esther Rosenblum. A diferença / semelhança entre uma criança índia que vive numa reserva e que acaba por ser educada na religião judaica, porque é adoptada por uma família judia. Não há ciência na minha curiosidade  - ou não me parece que haja. Bezhig, criança índia, transporta consigo genes dos Pais que também são índios. Mas os genes não lhe dão uma atracção pela pradaria; isto é, transportada em adulta para a reserva, não tem um impulso de viver como uma índia. 

Esther, como muitas crianças adoptadas, vai à procura do seu passado. Não sei como termina a série, porque vou apenas a meio. Acaba por encontrar uma irmã e irá perceber de onde vem, a que tribo pertence. Num dia (já adulta) é Berzhig e está na reserva, a contemplar uma paisagem que se perde no horizonte e a imaginar o que foi a sua infância; no outro dia (também adulta) é Esther que tem uma reunião marcada com o rabi para casar segundo a tradição judaica. O salto é quântico! 

Todos nós conhecemos pessoas adoptadas, pessoas que adoptaram. Na sua grande maioria, os adoptados serão filhos de gravidezes indesejadas, qualquer que seja o motivo. Mas, talvez também na sua grande maioria, serão "transições" culturais relativamente semelhantes, pese embora toda a diferença. Mas aqui, na série Little Bird, falamos de mudanças radicais. Não são filhos de agnósticos que são educados como filhos de crentes ou vice versa: falamos de índios educados como judeus. 

O que acontecerá a todas as Esther, advogadas judias, que um dia perceberão que são / foram Bezhig, crianças índias?

JdB 

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue