10 abril 2024

Vai um gin do Peter’s ? 

BOA MÚSICA BRASILEIRA E UMA LONGA PEREGRINAÇÃO 

Vale a pena recuperar, nos arquivos dos anos oitenta, a actuação histórica de músicos brasileiros de primeira água com a argentina Mercedes Sosa (1935-2009), passada no programa da TV Globo: ‘Chico & Caetano’. Nesse 14 de Março de 1987, Chico Buarque e Caetano Veloso juntarem em palco Milton Nascimento, Gal Costa e a argentina para interpretarem em quinteto a canção chilena «Volver a los 17». É contagiante a cumplicidade amiga que os une, bem sintonizados entre os momentos corais e os solos lindos na voz única de cada um: 


Outro momento sublime de poesia e música coube a Maria Bethânia, sempre no seu melhor para homenagear a devoção salerosa e sentida, que o povo baiano devota à Mãe do Céu. Começou por uma declamação vivida da ladainha de Santo Amaro: «Mãe de todos nós / Roga por tudo, que tudo é teu… / Maria de todas as vidas, Maria de todas as horas /… Cuida de tudo, que tudo é teu»(1)  e concluiu com a oração-cantada de Elis Regina sobre o encontro reconfortante da compositora com a Senhora da Aparecida, com quem desabafou e abriu um coração angustiado, ferido, mas de filha que se confia sem hesitações, nem fingimentos: 


Neste Domingo 7 de Abril, festa da Misericórdia instituída por S.João Paulo II, o Papa Francisco lançou a longa peregrinação do ícone da Misericórdia, para o fazer chegar a todos os recantos habitados do planeta: «às igrejas, às praças, aos lares do mundo». 

A viagem urbi et orbi demorará uma década, até 2033, ano do Jubileu comemorativo dos dois mil anos da Ressurreição de Cristo. Ficou a cargo da Pequena Casa da Misericórdia de Gela (Itália), a quem pertence o ícone, concebido para comemorar uma década de existência daquela instituição, criada a pedido do Papa. 

O ícone de aspecto antigo, porque concebido segundo os cânones da tradição bizantina, só data de 2023. O interior contém relíquias dos santos associados à Misericórdia, como os dois polacos S.João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, e ainda Santa Teresinha do Menino Jesus, Santa Teresa de Calcutá e o beato Carlo Acutis. No 10º aniversário da Pequena Casa de Gela (Novembro de 2023), foi abençoada pelo próprio Papa, estreitamente ligado àquela instituição italiana: 

Bênção do ícone da Misericórdia (NOV.2023), que iniciou a missão de Peregrinatio Misericordiae, confiada pelo Papa aos voluntários
e hóspedes da Pequena Casa da Misericórdia de Gela, para que chegue a todas as geografias. 

De facto, a Casa da Misericórdia é a resposta a um sonho de Francisco, que considerava urgente criar um espaço de abrigo e de ajuda eficaz às multidões de imigrantes e desamparados, que vagueiam por Itália. Em novembro de 2013, a Pequena Casa começava a funcionar no povoado de Gela (Itália), sob a liderança do Pe.Pasqualino di Dio. Cumprindo o projecto original, acumulou multifunções enquanto centro de acolhimento, simultaneamente, ponto de distribuição de comida e de roupa, cantina, dormitório e posto médico. Por isso, nas palavras do Papa, proferidas na audiência privada com os 300 peregrinos da Casa (6.Nov.2023), o trabalho realizado por e naquele oásis de generosidade foi descrito como «um farol de luz e esperança na escuridão do sofrimento e da resignação. (…) Pode ver-se que se deixaram provocar e inquietar pelas necessidades dos irmãos e irmãs que Deus colocou no vosso caminho, especialmente os últimos, os mais necessitados». 

Assim ressoa e ganha vida a mensagem de Misericórdia confiada por Jesus à mística polaca: «A humanidade não encontrará paz, enquanto não se voltar com confiança para a Minha Misericórdia».  Tão simples, quanto exigente e demasiado actual para estes tempos turbulentos e belicosos, ensombrados por guerras e ameaças insidiosas à liberdade e à dignidade humanas. 


Maria Zarco
(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)
___________________
(1) «LADAINHA DE SANTO AMARO 
Nossa Senhora, mãe de Jesus, 
Mãe de todos nós, 
Roga por tudo que tudo é teu, 
Por cada coisa, por cada ser, 
Pelos que cantam, pelos que choram,
Pelos os que te esquecem, pelos os que Te imploram. 
Santa Maria Nossa Senhora, 
Maria dos tamarineiros, dos riachos, manguezais 
Dos dendezeiros bonitos, 
Maria dos canavias, Maria das fontes limpas,
Maria das Cachoeiras, Maria das águas claras, 
Que brincam por sobre os seixos, 
Maria do Subaé, 
De águas tristes, pesadas, 
Maria dos barcos, canoas, 
De velas cheias de vento, 
Maria dos pescadores, 
Maria das canas doces, 
Dos alambiques, do mel, 
Maria das flores e folhas, 
Das sementes, dos espinhos, 
Maria de cada casa 
E de todos os caminhos,  
Maria de nossa infância, 
Maria de toda gente, 
Maria de todo amor, 
Maria de cada Igreja 
De azulejos, alfaias, redomas, lindos altares, 
Maria das procissões, 
Das festas, das romarias, 
Dos cânticos, da alegria, 
Maria de cada noite, 
Maria de todo dia, das praças, coretos, cinemas, 
Maria dos meus amores, 
Dos meus sobrados tristonhos, 
Dos meus mais doces sonhos, 
Maria dos seresteiros 
Dos cantadores, poetas, 
Maria dos sinos plangentes, 
Maria das torres acesas, 
Das palmeiras solitárias, 
Das pontes, muringas e rios, 
Maria de todo o sonho, 
De música e harmonia, dos pratos e dos pandeiros, 
Das festas de fevereiro, 
Maria das chegadas 
E também das despedidas, 
Maria de todas as vidas, 
Maria de todas as horas, 
Maria Nossa senhora, 
Mãe do Menino Jesus, 
Rainha de toda a luz, 
Cuida de tudo que tudo é teu.»
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~  

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue