26 junho 2010

Pensamentos impensados

Falemos de casacos de pele de animais: se tiverem pelos, diz-se casaco de peles, se não tiverem chamam-se casacos de pele. Alguém me explica?

As tágides são as musas do Tejo; será que as musas do Sado são as sádicas?

Na Assembleia da República está, na sala das sessões, uma escultura que representa a República e que foi esculpida num bloco de mármore que se destinava a representar o Rei D. Manuel II, que entretanto morreu. Pode dizer-se que é uma pedra transexual.

O pau-santo é uma madeira exótica; o pau de Cabinda é uma madeira erótica.

Às pessoas que se lamentam dizendo que os seus amigos estão todos a morrer, costumo argumentar: é natural, toda a gente morre antes de nós.

Resposta às perguntas feitas em 19/6
1-Nos Jerónimos, em Lisboa (pode ser só um cenotáfio, mas não me parece).
2-Na estação do Rossio; uma pequena estátua entre a duas portas principais.
3-Na Rotunda do Marquês, no arco da Rua Augusta e um medalhão na estátua de D. José.
4-Todos cortam orelhas.
5-Triste Feia que é uma artéria em Alcantara.(Costa do Castelo é um bairro).

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá SDB,

"Falemos de casacos de pele de animais:se tiverem pelos, diz-se casaco de peles, se não tiverem chamam-se casacos de pele."

'casacos de pele' parece mais pacífico do que 'casacos de peles', não é?
Mas vamos à sua questão. É assim: para fazer um 'casaco de peles' são necessários vários, isso (a). Um casaco bonito tem que ter um comprimento e um corte adequado; assim um designer consegue apresentar um casaco muito bonito (que 'dança' quando se caminha)se as peles forem suficientemente compridas, acompanhando a figura da pessoa, e em pequeno número.
Um casaco de pele utiliza muitas vezes um só animal para ser bonito.

Um abraço,
Maria Lemos

Anónimo disse...

Obrigada pelos seus pensamentos e questões de cultura geral (fiquei a saber que a minha, no que toca a História, está muito fraca!!). E tem toda a razão: depois de ter sido influenciada pela Maf a escrever Costa do Castelo, lembrei-me da Triste-Feia! Sei perfeitamente onde é. Devemos circular pelos mesmos sítios. Faça-nos mais perguntas... achei bem gira a sua iniciativa.. Obrigada. pcp

Anónimo disse...

Fiquei a saber que tenho leitores.
Agradeço por escrito por falta de palavras.
SdB

Acerca de mim

Arquivo do blogue