04 março 2013

Fórmula para o caos


Num país democrático, multi-partidário, onde vigore o Rule of Law, é perfeitamente natural e aceitável que para o mesmo acontecimento se possam escutar diversas opiniões. Em liberdade, essa é uma das mais importantes regras do jogo democrático. Em jeito de exemplo podemos afirmar que a direita tende a valorizar o controle dos gastos públicos e a secundarizar o desemprego, enquanto a esquerda pensa o contrário. O que não quer dizer que Direita e Esquerda apresentem diferentes números para o níveis de despesa pública e desemprego. São meras opções ideológicas. No que toca a factos, não há ideologia ou dogma que possa alterá-los.

Vejamos: há quase 3 anos atrás, o Papa Bento XVI visitou Portugal. Entre vários eventos, o Sumo Pontífice celebrou uma missa na Praça do Comércio a que tive a possibilidade de assistir. O espaço estava a rebentar pelas costuras. Na altura, estimou-se que a Praça do Comércio teria capacidade para acolher cerca de 80.000 pessoas e esse seria, mais cabeça menos cabeça, o número de seres humanos que lá estiveram. No passado Sábado, teve lugar a manifestação do movimento Que se Lixe a Troika! na mesma Praça do Comércio que, registe-se, não encheu. A Comunicação Social (sedenta de acontecimentos fraturantes) divulga que compareceram 500.000 manifestantes.

Vejam a imagem abaixo.



Pedro Castelo Branco

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom post, esta imagem é impressionante. Não podia concordar mais, os factos não são passíveis de interpretações, mas a maneira como são revelados e divulgados merece muitas críticas. Além da pluralidade, também o direito à informação e a transparência são princípios do Estado de Direito Democrático, princípios esses, que, tal como se pode ver, são exemplarmente seguidos. mfm

Anónimo disse...

Oportuna observação!
fq

Anónimo disse...

Muito boa observação!

Acerca de mim

Arquivo do blogue