14 agosto 2014

Das culturas de segurança

Fotografia de JMAC, o homem de Azeitão

Dos meus tempos de indústria, onde aprendi quase tudo o que sei de competência profissional, retive um conceito de cultura de segurança e saúde no trabalho. Haveria (e há, estou certo, pelo que sei e conheço) três culturas diferentes (listando da menos para a mais evoluída):

1) cultura de segurança dependente
2) cultura de segurança independente
3) cultura de segurança interdependente

Entre muitas diferenças a que poupo os meus fiéis leitores ressalto apenas uma, a que se refere aos zero acidentes de trabalho em 1, 2 e 3: o zero como visão, o zero como objectivo, o zero como expectativa. 

***

Há momentos em que o paralelismo entre as coisas me suscita uma voragem criativa. Há dois ou três dias liguei uma frase da Hanna Arendt a outra de Cesare Pavese. Hoje relaciono a cultura de segurança com a conjugalidade. Entre o ridículo, a ousadia, a inutilidade e o lugar-comum mais violento, venha o diabo e escolha.

Conheço pessoas que têm uma enorme necessidade de independência, porque é assim que lhes manda os genes, a educação e o histórico. Conheço gente que não acredita naquela frase em que agradecemos ao outro / outra a melhor pessoa que fizeram de nós. Inversamente, também conheço gente com uma dose de dependência muito grande embora, na generalidade dos casos, esta não seja defendida e arvorada como uma opção. Talvez uma fragilidade, apesar de algumas pessoas não se importarem de depender do mais próximo numa quantidade grande de áreas. 

Acredito que tanto a dependência como a independência podem cansar - a nossa nos outros, nos outros em nós. Talvez por isso as conjugalidades devessem ser vistas como organizações com culturas de segurança interdependente, com o ideal de zero acidentes como expectativa. Claro que é assim que deve ser, dir-me-ão os mais cáusticos - ou mais lúcidos. Pois sim, mas os temas fundamentais das nossas relações deveriam ser repetidos todos os dias, como se fossemos meninos da primária escrevendo cem vezes no quadro: eu gosto de ser interdependente. Para que não nos esqueçamos.

Até que a asae dos bons costumes venha e feche o estabelecimento, continuo a dar-me ao luxo de fazer os paralelos mais improváveis - com arrojo e despudor.

JdB

1 comentário:

Anónimo disse...

Que o arrojo e o despudor venham em cadadupa, quando a sua natureza é a da lucidez e da ousadia que leva à reflexão connosco próprios.
Obrigado

Acerca de mim

Arquivo do blogue