05 setembro 2010

Domingo …… Se fores à Missa !

O Evangelho de hoje fala-nos de confiança, de confiança cega e total, Mais uma vez Cristo nos pede que confiemos em Si, que confiemos no Seu amor, ao ponto de largarmos pai, mãe e familia, ou seja, largarmos tudo aquilo que nos dá segurança. Claro que não podemos levar este desafio à letra. Não nos é pedido, literalmente, que deixemos a nossa família física, para nos entregarmos a Cristo (embora essa seja a realidade dos que optaram pelo sacerdócio ou pela clausura). Não! Mas mais uma vez nos deparamos com o facto de que os critérios de Deus não são os nossos critérios. A renúncia de que Jesus nos fala refere-se aos bens materiais, aos nossos hábitos mundanos, às posições sociais, aos cargos políticos, às funções profissionais, enfim, um sem-número de coisas nas quais e com as quais nos sentimos seguros, nos sentimos confiantes, nos sentamos comodamente e das quais não nos desinstalamos. Ora, embora tudo isso seja necessário no mundo de hoje, em quantidade q.b., o certo é que muitos de nós acreditamos que a felicidade e a segurança estão directamente relacionadas com a quantidade e qualidade das mesmas e gera-se um circulo vicioso que nos cega, nos impede de ver mais além, de ir mais além, de ousar, de saltar para o desconhecido, de arriscar. Quanto mais temos, mais queremos, porque acreditamos que, assim, vamos atingir a felicidade. E porque a felicidade não chega, empenhamo-nos em ter mais, e assim sucessivamente. O que Jesus nos diz neste Evangelho é muito simples: “Larga tudo isso que tens (a mais), pois, largando, torna-se leve a tua mochila, libertas-te desse peso extra que te prende e então, já solto, será mais fácil seguires-me”. Aliás, Jesus é mesmo peremptório nesta certeza de que só quem se despoja do excedente poderá ser seu discípulo. Não é que não nos salvemos na mesma; não é isso! Jesus não diz que quem não tomar a cruz não será salvo! O que Ele diz é que quem não se despojar, não conseguirá ser seu discípulo mesmo que queira. Enfim, resta-nos saber se queremos ser seus discípulos nesta vida terrena, privar com Ele, contar com Ele, comprometermo-nos com Ele, senti-Lo próximo todos os dias ou se, pelo contrário, optamos por deixar que a vida passe por nós aleatoriamente, esperando o dia em que nos encontraremos com Ele face a face. Se é sua a primeira opção, comece a esvaziar a mochila já hoje. Se é sua a segunda opção, não se acanhe em continuar a enchê-la.

Domingo, Se Fores à Missa ……. Decide se queres encher ou esvaziar a mochila.

Maf

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-Se e disse-lhes: «Se alguém vem ter comigo, e não Me preferir ao pai, à mãe, à esposa, aos filhos, aos irmãos, às irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não toma a sua cruz para Me seguir, não pode ser meu discípulo. Quem de vós, desejando construir uma torre, não se senta primeiro a calcular a despesa, para ver se tem com que terminá-la? Não suceda que, depois de assentar os alicerces, se mostre incapaz de a concluir e todos os que olharem comecem a fazer troça, dizendo: ‘Esse homem começou a edificar, mas não foi capaz de concluir’. E qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro a considerar se é capaz de se opor, com dez mil soldados, àquele que vem contra ele com vinte mil? Aliás, enquanto o outro ainda está longe, manda-lhe uma delegação a pedir as condições de paz. Assim, quem de entre vós não renunciar a todos os seus bens, não pode ser meu discípulo

4 comentários:

Anónimo disse...

muito bem observado e analisado, maf. como sempre. gosto imenso dos seus comentarios, da simplicidade e limpidez dos seus comentarios. obrigada e tenha um bom domingo. pcp

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da pcp.
fq

Anónimo disse...

obrigada, é sempre bom receber um comentário e quando elogioso..... ainda melhor :-)
Boa semana
Maf

Anónimo disse...

O X. enviou-me este teu texto tão bem escrito e tão actual.
Ao lê-lo comovi-me com a tua Fé e Sabedoria. Fez-me lembrar os nossos tempos de Cursilhos, que nos teus Rolhos, eu chorava (de Gozo e Alegria!). Os teus textos são sempre tão tocantes! Mais uma vez, agradeço a Deus, ter-te posto no meu caminho….. pois alem da tua amizade sincera, através de ti, conheci o meu Homem que me deu 3 filhos.TQ

Acerca de mim

Arquivo do blogue