06 setembro 2010

Fórmula para o caos

1. Francisco Louçã afirmou, num qualquer evento do BE, que o seu partido era o único que estava verdadeiramente empenhado na campanha de Manuel Alegre para as presidenciais que se realizarão em Janeiro de 2011. O líder bloquista teme, assim, que Cavaco Silva saia vencedor logo à primeira volta. O clima de "paz podre" entre PS e Bloco de Esquerda, dois partidos que apoiam a candidatura do poeta de Águeda, durou apenas três meses. Era o cenário esperado. Como muitos analistas políticos defendem, o principal objectivo do BE é criar cisões entre os socialistas para, a médio/longo prazo, conquistar a ala esquerda do seu eleitorado.

2. O Primeiro-Ministro de Portugal encontrou uma nova forma de se entreter, a ele, e aos portugueses que habitualmente visionam os noticiários das 20:00 horas. Inaugurar creches! Como no slogan de um anúncio televisivo há uns anos: É fácil, é barato e dá milhões (votos)!
Nada mais FÁCIL do que inaugurar uma creche dizendo meia-dúzia de lugares comuns e dispensar uns sorrisos às criancinhas. É BARATO porque, na maior parte dos casos, o investimento do Estado corresponde uma pequena percentagem do custo total, sendo que o grosso é suportado pelos privados. Dá MILHÕES (VOTOS). Empregando os termos Keynesianos relacionados com o “ Estado Social “ que, aos olhos do eleitorado de centro esquerda, constituem um excelente contra-ponto ao ante-projecto de revisão constitucional apresentado pelo PSD. Do tipo: Eles querem acabar com SNS e com a escola pública e nós, os que temos sensibilidade social, fabricamos creches.

3. Após uma reunião com o Presidente da República, o PGR afirmou, de forma inequívoca, que reitera tudo o que afirmara há um mês numa entrevista. Pinto Monteiro disse que dispunha dos mesmos poderes da Rainha de Inglaterra. E mais. A principal figura do MP assegura que tem tantas condições para continuar no cargo agora como as que tinha quando tomou posse em 2007. Para o procurador, casos como Face Oculta, escutas, negócio PT/ TVI, etc., não o desgastaram nem descredibilizaram minimamente.
A capacidade de comunicação de Pinto Monteiro vai de mal a pior.

4. Muammar Al Khadafi deu um passo de gigante para extremar, ainda mais, o fundamentalismo islâmico. O líder da Líbia, defendeu, numa palestra em Roma, que o futuro trará uma islamização da Europa. Sendo que a entrada da Turquia na União Europeia será a primeira fase desse hipotético processo. Quanto às loucuras de Khadafi, já ninguém se espanta. Relativamente aos cépticos da entrada dos turcos no espaço europeu, não foi uma boa forma de os fazer mudar de opinião.

5.Seguindo nos extremismos: um Rabi israelita afirmou que os palestinianos deveriam ser todos extintos da face da terra. Recorde-se que a partir de 2 de Setembro terão lugar, nos EUA, o recomeço das negociações de paz entre Israel e a Autoridade Palestianiana. Parece que nem todos estão empenhados no sucesso da negociação. Confesso que atitudes como esta, vindas da facção israelita, desiludem-me bastante. Dado que o meu coração está com Israel. Por todas as razões. São uma democracia, não provocam explosões que matam 100 pessoas de uma vez e, quase sempre, com a “socializante“ imprensa a criticá-los.

6.O Presidente da Venezuela, Hugo Chavez, teceu fortes críticas à imprensa internacional por esta estar, segundo o líder bolivariano, apostada em diabolizar o governo venezuelano. Recorde-se que, segundo uma estatística recentemente publicada, a Venezuela é uma país ainda mais perigoso do que o Iraque. Só no ano de 2009 ocorreram perto de 20.000 homicídios.
Ora aqui está mais um exemplo do total falhanço dos regimes socialistas (não democráticos).

7.Na passada semana, algumas personalidades da direita americana, rodeadas por milhares de populares do mesmo espectro político, reuniram-se no Lincoln Memorial para protestarem contra a política levada a cabo por Barack Obama. Segundo os mais altos qualificados analistas dos EUA, este acontecimento poderá beneficiar o actual inquilino da Casa Branca. Este foi um encontro de pessoas marcadamente de direita, considerado por muitos como radical. Com isto, Obama poderá ganhar o eleitorado do centro.
Recorde-se que, nos tempos mais recentes, apenas um Presidente foi derrotado por o seu opositor ter radicalizado o discurso à direita. Aconteceu nas presidenciais de 1980 que opuseram o Presidente Carter a Ronald Reagan. Nessa altura, o povo americano encontrava-se extremamente descontente com Jimmy Carter devido ao falhanço do resgate dos funcionários da embaixada dos EUA em Teerão que haviam sido feitos reféns depois da revolução de 1979.

8.Alguma imprensa iraniana chamou “prostituta“ a Carla Bruni. Estas ofensas deveram-se ao apelo que a primeira-dama francesa fez às autoridades de Teerão no sentido de absolverem a jovem iraniana condenada à morte por adultério.
É por situações como estas que se antevê muito difícil o alcance de algum consenso entre o Ocidente e o Oriente. Claro que já o houve em matéria económica, política e financeira. Mas nunca em questões sócio-culturais.

Pedro Castelo Branco

3 comentários:

maf disse...

Gostei deste telejornal cibernético. Seja bem vindo ao Adeus.
Maf

Anónimo disse...

Bela resenha, PCB. Obrigada. pcp

Anónimo disse...

Se os programas noticiosos dos canais generalistas fossem assim, em vez de nos relatarem pequenos casos de nulo interesse, seria um prazer ver/ouvir as notícias e o nível cultural do povo português seria bem mais elevado.

Acerca de mim

Arquivo do blogue