Começa hoje o Harare International Festival of Arts (HIFA). Para quem vive no Zimbabwe, como eu, esta é uma semana fantástica, durante a qual é possível tirar a barriga da miséria cultural que este país vive ao longo do resto do ano. São espectáculos musicais, teatro, leitura de poesia, dança e todas as demais manifestações artísticas que se possam imaginar, interpretadas por gente de todo o mundo, com estilos o mais diferentes possível.
À frente do Festival estão dois irmãos luso-descendentes, Manuel Bagorro e Maria Wilson, que à custa de muita perseverança têm conseguido ano após ano reinventar esta iniciativa contrariando a vontade do regime (ainda) no poder no Zimbabwe que odeia o multi-culturalismo e a diversidade. Mesmo quando a inflação em 2008 chegou aos 23 mil milhões ao ano e um simples pão custava 100 triliões de dólares zimbabweanos, o HIFA não deixou de realizar-se e nem sequer baixou o nível das actuações.
Este ano vou assistir a ópera, música tradicional zimbabweana, jazz moçambicano, flamenco espanhol, rock americano, música italiana, música cabo-verdeana, música nigero-alemã, dança indiana, teatro inglês, teatro zimbabweano e fado portuguesíssimo interpretado por Jorge Fernando e Fabia Rebordão, acompanhados por Guilherme Banza. E a mais não posso ir porque há vários espectáculos a ocorrerem ao mesmo tempo e eu não tenho o dom da ubiquidade.
O post de hoje é de alguém que, para minha pena, não vai estar no HIFA. A voz é do melhor, a presença muito agradável à vista e a interpretação do "Come Together" dos Beatles de arrepiar. Minhas senhoras e meus senhores: "Sugarland".
JdC
5 comentários:
Bom dia JdC.
Adorava viver essa semana alucinante. Não conhecia esta loira rebelde, estou fascinada. Divirta-se como nosso Jorge Fernando e a sua Fábia que, pelo dizer da minha filha Teresa que os conhece, são bons músicos e boa gente.
Que giro que deve ser assistir a um festival desses no Zimbabwe! pcp
Ah!... Como diz / canta muito bem a Jennifer Nettles no princípio do clip.
Que piadão de post.
Obrigada JdC.
Gosto muito de te ver por cá de três em três semanas. Volta e meia oiço o que postas, volta e meio vejo quem postas. Gosto da voz dela e gosto, sobretudo, de não ser ceguinho. O resto é para os melómanos que, como sabes, não sou.
Pois, percebo porque é que tens pena que a Sugar não vá até Harare...
Andas muito desenvolto na net!
Abraço,
fq
Enviar um comentário