18 janeiro 2012

Diário de uma astróloga – [17] – 18 de Janeiro de 2012


Idade de Aquário

Depois de amanha o sol entra no signo de Aquário. Esta palavra toca num botão das minhas recordações e transplanta-me para os anos 60, para o fim da minha adolescência, para o Hair e para a canção dos 5th Dimension “Aquarius”.

This is the dawning of the Age of Aquarius
The Age of Aquarius
                                                                                        Aquarius! Aquarius!

O coro refere-se a um fenómeno astrológico de grande magnitude.  O que é isso da Idade de Aquário?

As constelações são grupos de estrelas fixas existentes em toda a esfera celeste. As mais importantes para a astrologia são as que se encontram numa banda de 17 centrada sobre a eclíptica (circulo do movimento aparente anual do sol). São doze e constituem aquilo que se chama o zodíaco.



No sentido contrário ao dos ponteiros do relógio temos: Carneiro, Touro, Gémeos, …., Aquário e Peixes. Os signos são muito certinhos, 360 / 12 = 30, mas em termos físicos as constelações variam de tamanho e os seus limites respectivos confundem-se.  Mesmo os astrónomos usam o zodíaco astrológico como referencia. Ficou também estabelecido que o ponto zero seria o momento em que o dia é exactamente igual á noite, isto é o equinócio da primavera, 0 de Carneiro, normalmente dia 20 ou 21 de Março.

Será que os dois círculos, o das estrelas fixas e o dos signos, coincidem? Não. Coincidiram por volta da época do nascimento de Cristo quando o princípio da constelação de Carneiro e princípio do signo de Carneiro estavam alinhados. Desde essa altura tem-se afastado 3,14 segundos de grau (reconhecem o pi) por ano =  a 1 em cada 72 anos = a 2.160 anos por cada signo e aproximadamente 26.000 anos por uma volta completa quando os dois círculos voltam a coincidir.

Isto acontece porque a Terra é achatada no pólos e a sua rotação levemente distorcida. Quando acabada o movimento anual à volta do sol não vai parar ao mesmo sítio. Tem a tal deslocação de 3,14 segundos de grau anual no sentido dos ponteiros do relógio. Este fenómeno chama-se precessão dos equinócios. Para mais explicações  http://cftc.cii.fc.ul.pt/PRISMA/capitulos/capitulo1/modulo6/topico3.php

A relação entre as as constelações de estrelas fixas e o zodíaco simbólico num período que cobre um signo, isto é, 2.160 anos, chama-se uma Idade. Nos últimos ± 2.000 o Sol por altura do equinócio da Primavera levanta-se tendo como pano de fundo a constelação de Peixes. Nos próximos ± 2.000 levantar-se-á com a constelação de Aquário como pano de fundo.

Como ninguém sabe ao certo aonde é que uma constelação começa ou acaba, não se sabe com exactidão quando se entra ou sai de uma Idade. Com uma margem de erro de ± 150 anos pode-se dizer que estamos na transição entre a Idade de Peixes e a Idade de Aquário. Daí a frase:   This is the dawning of the Age of Aquarius.

Os acontecimentos macro históricos nas Idades astrológicas têm correspondência com o significado fundamental dos respectivos signos. Recordo que as Idades progridem ao contrário da direcção dos signos e que as datas são aproximadas.



DATA                           IDADE             SIGNIFICADO             ACONTECIMENTOS    

6400 AC – 4300 AC
Gémeos
comunicação
invenção dos primeiros sistemas de escrita
4300 AC – 2150 AC
Touro
construção
agricultura
pirâmides do Egipto, sociedades sedentárias. Há quem diga que Moisés a destruir o bezerro d’oiro significa a transição desta idade.
2150 AC – 10 DC
Carneiro
agressividade
machismo
guerras, expansão de impérios, primeira grande religião patriarcal,o Judaísmo, desaparecimento das deusas. O sacrifício do cordeiro de Deus será indicativo do fim desta idade?
10 DC – 2170 DC 
Peixes  
espiritualidade 
Cristianismo,  peixe presente na simbologia cristã, outra grande religião patriarcal, o Islão.

                                                     

As expectativas relativamente  à  Idade de Aquário são influenciadas pelas qualidades do signo: justiça humanitária, espíritos livres e inovadores, entendimento entre os povos. Estas características na visão dos 5th dimensions traduzem-se por:

Harmony and understanding
Sympathy and trust abounding
No more falsehoods or derisions
Golden living dreams of visions
Mystic crystal revelation
And the mind's true liberation
Aquarius! Aquarius!

É com certeza utópico mas tem uma base  astrológica. O mesmo já não se pode dizer da primeira parte da canção:
When the moon is in the Seventh House
And Jupiter aligns with Mars
Then peace will guide the planets
And love will steer the stars

que é uma tontice astrológica sem nenhum significado especial uma vez que a lua está na casa 7 todos os dias durante duas horas e o alinhamento de Júpiter e Marte, que acontece pelo menos uma vez por ano, não tem nada a ver com paz mas é uma combinação entusiástica, aventureira, inflamatória e até violenta.

Que esta inexactidão não nos impeça de relembrar esta magnifica cancão de esperança…


Luiza Azancot



6 comentários:

Ana CC disse...

Acha que esta é a era da libertação e da paz? Parece-me que até lá ainda vamos aos leões.
Em tempos, quando o século mudou, e a propósito das crianças hiper activas e da polémica dos tratamentos com a ritalina, falou-me na entrada de uma era indigo. Será qualquer coisa como isto?
Boa semana

Luiza A disse...

Bom dia Ana
Optimo comentario porque o signo oposto ao Aquario e' Leao e nesta analises de idades a oposicao e' importante. A mudanca de seculo coincide com as criancas indigo que se reflectem na astrologia a conjuncao Urano / Neptuno, um ciclo de 172 anos, a ultima vez durante os anos 90 e que influenciou algumas criancas nascidas nessa altura, donde o uso de ritalin ter aumentado.

Anónimo disse...

Fantástico! Isto tem mesmo muito que se lhe diga. Parece uma ciência ... e, no entanto, como toda a gente sabe, não é. Mas tem a força, os argumentos, o inter-relacionamento com tudo e todos, a ordenação, a categorização, a vastidão da ciência... cada vez acho mais a astrologia curiosa... Muito bem, LA. pcp

Anónimo disse...

Só lhe falta a PRECISÃO da ciência! pcp

Luiza A disse...

Querida pcp
Isso depende da definicao de ciencia e do tipo de astrologia. Na fisica quantica o observador faz parte do sistema observado por isso experimentacao nao e' replicavel a' la Descartes. A nova fisica e' ou nao ciencia? Estas definicoes estao-se a confundir por isso ha' cada vez mais fisicos a aparecerem nas conferencias astrologicas a lembrar os tempos de Copernicus, Kepler, Newton.

Anónimo disse...

Reconheço-lhe razão, LA. Eu estava a pensar na ciência pura e clássica. Uma vez até li um livro que fazia a comparação entre a Física e o Taoísmo. Basicamente que por caminhos rigorosamente opostos, usando metodologias antagónicas, chegavam às mesmas conclusões. É verdade, a LA é que é toda para a frentex (e sobretudo muito sabedora)... eu sou mais old-fashioned (e bastante ignorante)! Bjs. pcp

Acerca de mim

Arquivo do blogue