15 abril 2015

A sensibilidade de um conjunto (aparentemente) disjunto

A Wikipédia, na sua incomensurável sabedoria e requinte de português, diz-nos isto:

patinagem no gelo (português europeu) ou patinação no gelo (português brasileiro) é o ato de usar patins com lâminas no lugar de rodas para deslizar em superfícies cobertas de gelo. Além de ser uma atividade recreativa, também é usada em vários esportes de competição.

E diz-nos ainda isto:

O fado é um estilo musical português. Geralmente é cantado por uma só pessoa (fadista) e acompanhado por guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e guitarra portuguesa.

Há a patinagem artística e há o fado. Países frios e Portugal, uma espécie de conjunto disjunto, ou conjunto intersecção igual a zero. Acontece que ontem me mandaram o vídeo que apresento abaixo, onde ambos – o esporte e o estilo musical português - estão em conjunto, numa harmonia bonita de ver e de ouvir. 

Saudades do Brasil em Portugal tem letra de Vinicius de Moraes (oferecida a Amália Rodrigues, penso que em sua casa) e música de Homem Cristo. Se fosse fado seria acompanhada por uma guitarra e uma viola. Nesta interpretação de Carminho penso que será um piano e um contrabaixo. / violoncelo (?) Ainda é fado?

O que pensarão os espectadores no recinto e por todo o mundo por onde este vídeo circulou? Ter-se-ão comovido com a toada, mesmo não percebendo a letra? Já aqui escrevi sobre isso, talvez faça sentido. É possível que uma ou outra pessoa se tenha agitando interiormente, achando que tudo lhe era dirigido, mesmo que não percebesse os versos. 

Seria o casal lituano, casal na prova e na vida real?



Fica o agradecimento ao ATM, que teve a gentileza de partilhar estes minutos bonitos e sensíveis.

JdB

Nota: imagem com letra do fado tirada daqui
  

1 comentário:

Anónimo disse...

Como ideia resultaria para desde que fosse para um surdo ver patinagem ou um cego ouvir fado, mas a consumação é a arte universal. Maravilha.

Acerca de mim

Arquivo do blogue