26 junho 2015

Das novelas e da vida real


Há seguramente estudos sociológicos sobre o efeito das novelas nas pessoas ou porque motivo as pessoas seguem as novelas. Há quem siga uma, duas, três, deste ou daquele canal. Queixam-se de que já não vêem há uns dias, interessam-se pela trama e discutem-nas. Só por isso a Alexandra Lencastre terá sido insultada na rua. Ao que parece (desconheço em bom rigor, porque vi cinco episódios, se tanto) desempenha um papel de mulher racista. 

Não sei se é suposto que as casas e as vidas que surgem nas novelas representem tanto quanto possível as vidas reais. Vou presumir que não, se acham que toda a gente - mesmo os mais ricos e chiques - têm um bolo diferente todos os dias ao pequeno almoço acompanhado por sumos das proveniências mais exóticas. Vou presumir que não, se acham que as casas não têm entradas... Isto para me manter ao nível de algum frivolidade.

A imagem acima é o paradigma da promiscuidade entre novelas e vidas reais. Tirei-a de uma aplicação do Sapo que tem capas de revistas e de jornais (para além das últimas notícias). Para cima há ainda um renque de capas de revistas cor de rosa. Ora, para uma pessoa leiga como eu, que não segue as novelas e não vai suficientemente a consultórios para ver revistas da socialite, tudo é uma confusão. Percebo que Bárbara Guimarães se recuse a por fim à guerra; percebo o ano de dor e angústia de Judite de Sousa; já o mesmo não acontece com Nuno Eiró, ou mesmo com Sofia Sousa que afirma "não dava mais". São artistas de telenovela? E se André marca casamento com Beatriz, o que fazia ele, numa revista mais acima, com os filhos e a mulher, que se chama, parece-me, Francisca? E a queda fatal? É novela ou vida real?

Só vejo as capas, pois não tenho acesso, via ipad ou iphone, aos conteúdos. Há uma organização aparentemente errática destes frontispícios, pelo que um leitor descuidado não perceberá muito bem o que é isto tudo. É por esse motivo que querem bater na Alexandra Lencastre e têm pena do Chico, o pai a quem a Cláudia recusa dar o filho. A Alexandra é um megera snob e racista, mas há algumas semanas sonhara com uma casa cheia. O Chico é um desgraçado mas já terá sido filmado junto ao amor da sua vida, com quem ainda não desenvolveu prole. A Beatriz tem um ar sorridente, e na novela posa para uma marca de lingerie. Ou não? Mas espera lá, ela não era casada não sei com quem que agora anda não sei com quem? Ah, não está certo, isso é na novela, porque na vida real ela vai casar com o André. E então a Francisca?

Os heróis das novelas são, para algumas pessoas, os heróis do mundo real, das suas vidas mais ou menos tristes, das suas casas mais ou menos acanhadas. A culpa, afinal, não é da televisão, mas das capas das revistas. Sem elas tudo seria mais claro... 

JdB  

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue