16 agosto 2017

Vai um gin do Peter’s? 

Há gente nova fantástica! Falar em “geração rasca” é das maiores heresias, além de rematado mau gosto. Claro que serve de atenuante, o facto de estar tão desfasada da realidade.

Quantos universitários e recém-licenciados têm aproveitado as férias para ajudar outros da sua idade a sair da espiral de carência em que nasceram. Oferecem, assim, boa parte do tempo de descanso (alguns, um ano sabático) para ser úteis a quem passa fome, dispondo-se a inventar oportunidades capazes de conferir rumo a vidas aparentemente perdidas. 

É neste espírito que a organização «Leigos para o Desenvolvimento» lança, há décadas, programas de voluntariado para a antiga África portuguesa. No início foram os pais. Agora, parte a geração dos filhos. 


Santomeneses e «Leigos» formam equipa para desenvolver S.Tomé, começando pelos mais novos.


Um dos primeiros destinos foi S.Tomé, onde as jazidas de petróleo não conseguiram reverter o estado de subdesenvolvimento extremo em que o país se arrasta. Forrados de imaginação, este ano, um grupo de «Leigos» desencantou uma alternativa para proporcionar à juventude santomense um hobby saudável e exequível, pois mar não lhes falta: o surf. 


Pranchas alinhadas para dar esperança à geração mais nova. A alegria serena da criança de feições redondas e meigas, é o melhor argumento em favor do projecto.


Como tudo o mais escasseia na ilha, a começar por pranchas e equipamento náutico adequado, iniciaram um crowfunding (https://novobancocrowdfunding.ppl.pt/surf-alegre) para aquisição do material necessário à prática daquele desporto. O custo exorbitante do transporte tem inviabilizado os donativos em género, motivo por que são preferidos os contributos financeiros, através do tal crowdfunding, activo até 11 de Setembro. Se, até lá, não forem atingidos os dois mil euros, a campanha fica sem efeito e o dinheiro recolhido será devolvido aos doadores. 


É visível o entusiasmo com o novo brinquedo, que pode ser o motor
de desenvolvimento da economia local. 


Com humor, chamaram à iniciativa «Surf Alegre», jogando com o nome do povoado marítimo que serve de sede ao programa – Porto Alegre – a replicar a toponímia brasileira, talvez por virem desta margem os navios de escravos que povoaram o outro lado do Atlântico… Perguntamo-nos, sem encontrar resposta à altura: porque se acumulou tanto sofrimento naquela pequena ilha africana, fadada para ser um paraíso, pois até a comida nasce nas árvores, pejadas de fruta suculenta? 

De facto, há sítios e vidas que descaem para o torto com demasiada facilidade. Mas, felizmente, que os «Leigos» persistem em tentar quebrar o ciclo da marginalidade. Desta vez, pretendem ajudar os santomenses a apanhar a onda certa, na mais pura acepção, sonhando-a ainda como embrião de uma oferta turística extensível a toda a região. O facto é que não se têm poupado a trabalhos, chegando a montar o primeiro torneio de surf, que querem internacionalizar para atrair campeões de todo o mundo. Depois, uns chamarão outros, convertendo a ilha num chamariz náutico imparável. 


Os efeitos da iniciativa já se fazem sentir, com miúdos a levar
 a sério um desporto recém-descoberto


Se o crowdfunding “borregar”, todo este projecto de realização
pessoal e profissional fica comprometido. 


Tudo planeado ao milímetro, os «Leigos» estão já a desdobrar-se numa multiplicidade de workshops, desde os surfistas, aos logísticos para reparação e reciclagem de pranchas, ginástica preparatória e todo o conjunto de actividades lúdicas em torno do surf, onde a disciplina e o entusiasmo se aprendem com subtileza e muito divertimento. 

Depois da generosidade infinda destes pequenos missionários da actualidade, resta-nos a parte mais fácil: viabilizar um crowdfunding que poderá resgatar a geração mais promissora da ilha de S.Tomé. Compensará inclusive parte do que, ao longo da História, correu mal por aquelas paragens tropicais. Já é um privilégio podermos também apanhar tão boa onda, graças a estudantes «Leigos» inspirados!... 

Maria Zarco
(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas, numa Quarta-feira)

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue