De Lisboa para Lyon o voo foi simpático, apesar de muito cedo. Avião do tipo usado pela Portugália; serviço simpático, com uma hospedeira a pedir-me, educada e encarecidamente, se eu podia ir para a fila da saída de emergência, algo que é o desejo de gente grande como eu.
Duas notas de curiosidade:
Parte significativa dos passageiros provém da África francesa subsariana, algo que se percebe pela cor da pele e pela língua falada. Já a assistente de bordo havia anunciado que descíamos para Lyon e que para isso tínhamos de nos manter sentados e com o cinto de segurança apertado, eis que um afro-francês se levanta, de escova e pasta de dentes na mão. Estou habituado, quando isso acontece, a que alguém do pessoal de bordo se levante e encaminhe o passageiro de volta para o lugar. O sistema utilizado naquele momento foi mais eficiente: transmitido pelo sistema de som da avião, para que toda a gente ouvisse, a instrução foi clara: PLEASE GO BACK TO YOUR SEAT. SIT DOWN!
Reparem na fotografia acima: você está sentado próximo à porta de saída de emergência. Mas que raio de português é este? Você? Está sentado próximo à? Próximo à? Você? Informei a chefe de cabine que me informou que não tinha visto, mas que não era a primeira vez que substituíam sinalética devido ao (mau) português. Quando a música de entrada no avião for a um samba perceberemos que a TAP é totalmente brasileira. Talvez passe a chamar-se TAB.
JdB
1 comentário:
aplauso para o reparo à TAP
Enviar um comentário