15 novembro 2019

Duas Últimas

Seguem, abaixo, duas letras de canções que, no seu tempo, fizeram sucesso: Cavalo de Corrida (cantado pelos UHF) e Fiz Leilão de mim, cantado por Tony de Matos. Vale a pena atentar nas letras, esta conta uma história, aquela diz coisas que não sei se fazem sentido.

É isto, no fundo.

JdB




Cavalo de Corrida

Agora é que a corrida estoirou, e os animais se lançam num esforço
Agora é que todos eles aplaudem, a violência em jogo
Agora é que eles picam os cavalos, violando todas as leis
Agora é que else passam ao assalto e fazem-no por qualquer preço

Agora, agora, agora, agora, tu és um cavalo de corrida, eh

Agora é que a vida passa num flash e o paraíso é além
Agora é que o filme deste massacre é a rotina Zé Ninguém
Agora é que perdeste o juízo, a jogar esta cartada
Agora é que galopas já ferido, procurando abrir passagem

Agora, agora, agora, agora tu és um cavalo de corrida, eh

Agora, agora, agora, agora tu és um cavalo de corrida
Agora, agora, agora, agora tu és um cavalo de corrida, eh

***



Fiz Leilão de Mim

Talvez de razão perdida
Quis fazer leilão da vida
Disse ao leiloeiro
Venda ao desbarato
Venda o lote inteiro
Que ando de mim farto
Meus versos que não são versos
Atirei ao chão dispersos
A ver se algum dia
O mundo pateta
Por analogia
Diz que sou poeta

Refrão:
Fiz leilão de mim
E fui por fim apregoado
Mas de mau que sou
Ninguém gritou arrematado
Fiz leilão de mim
Tinhas razão minha almofada
Com lances a esmo
Provei a mim mesmo
Que não valho mais que nada

Também quis vender meu fado
Meu modo de ser errado
Leiloei ternura
Chamaram-me louco
Mostrei amargura
E o mundo fez pouco
Depois leiloei carinho
E em praça fiquei sozinho
Diz-me a pouca sorte
Que para castigo
Até vir a morte
Vou ficar comigo.

3 comentários:

Anónimo disse...

Com a graça de Deus, somos todos muito diferentes. E temos de saber isto, de cor e salteado, para nos compreendermos e ao outro — o tal 'próximo'.
Sinto que a cavalada é uma tontice.
Sinto o leilão como uma timidez de proclamar a verdade.

Abraço do ao

JdB disse...

ao,

Obrigado. A cavalado é o que será. Para mim é nada, que não ouvi de novo. Mas atentei na letra, que era o importante.
O leilão tem duas vertentes: a interpretação não é, para mim, das melhores de Tony de Mtos, um homem que oiço com respeito, atenção e gosto. Gosto da letra - auto-pessimista, a roçar o exagero, a agarrar na auto-estima e a calcar-lhe um pé com vigor. Só um verdadeiro optimista convive bem com o pessimismo, como só o sábio tem dúvidas e o forte pede ajuda. É isto, no fundo: psicologia num gabinete com vista para um beco.

Anónimo disse...

Como já escrevi, não ligo às letras. A voz humana é mais um som numa música.
Assim, não vi os vídeos: li as letras, de onde vieram as minhas apreciações.
Grato pela resposta.
ao
lá vou ao sacrifício do reCAPTCHA...

Acerca de mim

Arquivo do blogue