28 agosto 2023

Duas Últimas

María Dolores Fernandez Pradera (29 de agosto de 1924 – 28 de maio de 2018) foi uma cantora e atriz espanhola. Maria Fernanda Pereira de Sousa (Lisboa, 11 de Novembro de 1959), de seu nome artístico Ágata, é uma cantora portuguesa. Nada parece indicar que se tenham visto ou conhecido, embora uma possa ter ouvido a outra. Assim sendo, aparentemente - e não fosse o facto de serem ambas latinas, ambas mulheres, e ambas cantoras - nada as juntaria. Não é bem assim.

Nos momentos finais de um amor infeliz, Dolores Pradera diz ao amante, com quem quer romper a relação, aquilo que ele deve devolver-lhe: o amor (intangível) e um rosário da mãe (tangíavel)

Devuélveme mi amor para matarlo,
devuélveme el cariño que te di,
tú no eres quien merece conservarlo,
tú ya no vales nada para mí. 

Devuélveme el rosario de mi madre
y quédate con todo lo demás,
lo tuyo te lo envío cualquier tarde,
no quiero que me veas nunca más.

Nos momentos finais de um amor infeliz, Maria Fernanda, mais conhecida por Ágata, diz ao amante, com quem quer romper a relação, aquilo que ele não pode levar: um filho. 

Mas não me leves a coisa mais querida
Que nos pertence em partes iguais
Nosso filho a quem eu dei a vida
E é de mim que ele precisa mais

Podes ficar com as jóias, o carro e a casa
Mas não fiques com ele
E até as contas no banco e a casa de campo
Mas não fiques com ele

Podes ficar com o resto e dizer que eu não presto
Mas não fiques com ele
Tira-me tudo na vida e o mais que consigas
Mas não fiques com ele

Tanto Dolores Pradera como Ágata sabem o que querem e podem largar, sendo que nisso são quase gémeas. As dúvidas dissipam-se no que cantam:

(...) y quédate con todo lo demás versus (...) podes ficar com o resto, 

sinal de que no momento final de um amor infeliz, as mulheres largam tudo. Aquilo com que querem ficar é que varia.

JdB


Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue