EXPOSIÇÃO DE PINTURA NA BASÍLICA DA ESTRELA
Até 31 de Março, está patente no átrio da Basílica da Estrela a exposição de uma artista plástica ucraniana, nascida em 1996, numa das cidades mais massacradas pelas tropas do Kremlin – Kharkiv. Veronika Blyzniuchenko teve de fugir do seu país, logo após 24 de Fevereiro de 2022, e rumar a outras paragens para sobreviver. Acabou por escolher Portugal, onde se radicou e reinventou.
À esq. “Pássaros encarnados”; à direita “Limoeiro”. |
“Jardim Azul” |
As aguarelas e os óleos de Veronika desenvolvem-se sob padrões geométricos que enquadram e decoram o conjunto. Em Portugal, o fascínio pelas tonalidades de Lisboa levou-a a acrescentar à sua palete tradicional os azuis do Tejo e da azulejaria portuguesa.
A pintora com as suas obras. |
A colecção exposta no átrio da Basílica privilegia as telas mais recentes e mereceu um título estimulante, que interpela por provir de uma refugiada de guerra: «Beauty is a choice». Felizmente, continuou a apostar na arte.
Pintura sobre mobília |
Pintura de murais. |
Percebe-se quanto Lisboa mantém a tradição de acolher com salero e generosidade os refugiados, como fez na Segunda Guerra Mundial, em que foi um verdadeiro oásis de paz. Longe das bombas, a única guerra era a rábula divertida e muito bem desfiada por Raul Solnado. No século XXI, também Veronika se sente em casa nesta cidade solar e calorosa.
Maria Zarco
(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)
Sem comentários:
Enviar um comentário