RECEITAS QUARESMAIS
Do divertido e muito talentoso Chefe italiano Federico Fusca circulou, há um par de dias, uma receita rápida e simples como convém para as nossas agendas atafulhadas de afazeres: uma massa cremosa recheada de amêijoas com raspas de limão e ovas de tainha, mesmo a calhar nesta época do ano, que convida a menus minimalistas e a privilegiar o peixe. A própria coreografia de ingredientes frescos a aterrarem certeiros em tachos e frigideiras dá logo vontade de correr para a cozinha:
https://www.instagram.com/reel/C22jtF8IUUC/?igsh=bmdvM2swY3JrOHNq
De D. Tolentino Mendonça a receita é mais primaveril e espiritual, mas igualmente adaptada à quadra:
«REZAR A PRIMAVERA INTERIOR
Ensina-me, Senhor, a fazer desta quaresma uma primavera. É fundamental que o degelo aconteça não apenas na natureza, mas nas nossas vidas. Que os dias se ampliem, mas não apenas na sua extensão externa. Que o calor avance não simplesmente como uma questão da meteorologia, mas como expressão da nossa humanidade recentrada, transfigurada em Ti.
Ensina-me, Senhor, a lição das coisas simples em meu redor. A lição das flores bravias, que não colocam condições para o seu florescer, nem escolhem os terrenos que nós pensaríamos mais apropriados: onde elas estão acendem simplesmente o seu pequeno sol, seja à beira das estradas secundárias ou num qualquer baldio que tem todo o ar de ser inútil. Enquanto para nós é tão fácil perder o melhor da vida por falta de comparência!
Ensina-me, Senhor, a lição das árvores, pois nos mostram quanto o renascimento começa por dentro. De facto, o renascimento principia por ser uma questão da seiva e não mero assunto de folhagem. As árvores testemunham que as grandes revitalizações nos pedem uma confiança paciente, nos desafiam a aprender a linguagem do silêncio e a crer naquele dom que vem de Deus e que já está em nós, mesmo se por muito tempo permanece invisível aos olhos.»
P. Tolentino
2.03.2021
Um tempo de Quaresma bom, que nos ajude a recentrar no principal e “destralhar” de tudo o que está a mais na nossa vida.
Maria Zarco
(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)
Sem comentários:
Enviar um comentário