04 dezembro 2011

Domingo, Se Fores à Missa!


Hoje é o 2º Domingo do Advento, tempo de preparação para a vinda de Cristo e o Evangelho fala-nos disso mesmo, ensina-nos a prepararmo-nos para o Natal, dando como exemplo a atitude de João Baptista no deserto.  Ele sabia que Cristo viria e que o trabalho de Cristo iria ser muito mais importante e muito mais eficaz que o dele. No entanto, ele não baixou os braços, não “se encostou”. Quantas vezes nós pensamos que, porque o nosso trabalho ou a nossa pequenina ajuda não vai fazer grande diferença na fome em África, então não vale a pena fazer nada!

Um cristão não pode fugir para o deserto, alheando-se dos graves problemas do nosso tempo, como a fome, a falta de cultura ou a injustiça, pois Cristo espera  que todos nós sejamos Seus colaboradores na Sua obra da criação, contribuindo, com todas as suas forças para a construção de um mundo melhor. Nós, cristão, devemos ser pincéis nas mãos de Deus, ferramentas através das quais  Ele vai construindo a sua obra. Um cristão deve manter sempre a espiritualidade do deserto e a fé em Deus.

«Se os cristãos perdessem o sentido da conversão a Deus, o cristianismo que testemunham, não apresentaria senão o aspecto dum humanismo entre outros e ver-se-ia privado de toda a densidade propriamente religiosa». (Thiery Maertens).

Outra ideia marcante que tiro deste Evangelho é o sentido de humildade e igualdade que João Baptista nos mostra.  Diz o Evangelho que ele baptizava toda a gente da região de Judeia e Jerusalem.  Reparem que ele não fazia selecção, nem pedia referências, ele simplesmente aceitava todos os que a ele acorriam e, com simplicidade, perdoava e baptizava.  E nós? Como nos comportamos nos nossos meios, nos nossos ambientes?  Fazemos diferenças entre uns e outros? Aceitamos e ajudamos A e B de igual modo? Apontamos o dedo, esquecendo-nos, tantas vezes, que somos pincéis, colaboradores, ferramentas de Cristo? Pois, está na nossa natureza humana, é assim que somos! Mas, enquanto Cristãos, devíamos sempre tentar  ir um pouco mais além. É isso que nos distingue, é essa a nossa marca.

Domingo, Se Fores à Missa …… Atreve-te a Ir Mais Além !

Maf

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos

Está escrito no profeta Isaías: «Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, que preparará o teu caminho. Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’». Apareceu João Baptista no deserto, a proclamar um baptismo de penitência para remissão dos pecados. Acorria a ele toda a gente da região da Judeia e todos os habitantes de Jerusalém e eram baptizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. João vestia-se de pêlos de camelo, com um cinto de cabedal em volta dos rins, e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. E, na sua pregação, dizia: «Vai chegar depois de mim quem é mais forte do que eu, diante do qual eu não sou digno de me inclinar para desatar as correias das suas sandálias. Eu baptizo-vos na água, mas Ele baptizar-vos-á no Espírito Santo».

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue