28 dezembro 2011

Ponto de Vírgula


   Variado sortimento de bebidas, sorvete para as famílias na hora dos passeios à tarde pela nova avenida da praia e na saída dos cinemas, e, mais que tudo, os salgadinhos e os doces para as horas do aperitivo. Um detalhe aparentemente sem importância: os acarajés, os abarás, os bolinhos de mandioca e puba, as frigideiras de siri mole, de camarão e bacalhau, os doces de aipim, de milho. Tinha sido idéia de João Fulgêncio:
     - Por que você não faz para vender no bar? - perguntara um dia, mastigando um acarajé da velha Filomena, preparado para o prazer exclusivo do árabe amante da boa mesa.
     No começo, apenas os amigos se afreguesaram: a turma da Papelaria Modelo, vindo discutir ali após o fechamento do comércio, os amantes do gamão e das damas, e certos homens mais respeitáveis, como o juiz de direito e o dr. Mauricio, pouco dados a se mostrarem nos bares do porto de freqüência misturada, onde, não raro, explodiam rixas violentas com pancadaria e tiros de revólver. 
in Gabriela, Cravo e Canela, Jorge Amado


Spaghetti com Camarão e Amêndoas

 

Ingredientes:

400g de massa (spaghetti, fettuccine, ...)
300g de camarão limpo 
2 tomates
150g de mussarela de búfala
100 gramas de amêndoas (cortadas em lâminas)
Manjericão
Manteiga
Azeite
Sal e pimenta a gosto

Preparação:

Prepare a massa normalmente, de preferência ‘al dente’. Enquanto prepara a massa: tempere o camarão com sal e pimenta a gosto, e reserve; fatie e reserve a mussarela de búfala; limpe, fatie (finamente) e reserve os tomates.
Torre as amêndoas laminadas com sal em lume médio e reserve, use uma frigideira. Despeje o camarão em 1l de água fervente, deixe-os a cozinhar por 3min.
Passe a massa na manteiga ou no azeite. Sele os tomates no azeite, e misture-os à massa. 
Sele os camarões no azeite, e também misture-os à massa. Misture os restantes ingredientes uniformemente, acrescentando o manjericão. 

Nota: receita tirada da internet  

MFM

3 comentários:

JdB disse...

Hmmmm...
Luís Sepúlveda e depois Jorge Amado. Tem que este estabelecimento esteja a ficar muito esquerdista. Estarei atento, MFM, estarei atento.
Sou vencido pela massa e pela fotografia que é muito bem escolhida, pese embora o cenário não ser esse. Mas é sempre Brasil, terra de oportunidades, de jogo de cintura, de mussarela de búfala, onde a Gabriela torrou o desejos mais carnais - bem mais torrados do que a amêndoa.
Virá um conservador para daqui a quinze dias?

Anónimo disse...

Eu ia apostar numa coisa mais conservadora, mas houve um Eng 'dB' que me sugeriu este texto. A verdade é que tenho vindo a concluir que a ala esquerdista dos romancistas tem uma queda natural para isto das referências gastronómicas. A ala conservadora preocupa-se mais com a decoração da sala e a postura dos seus convidados, vá-se lá saber porquê... O facto é que tenho de ir alternando os meus trufos conservadores, com alguns liberais mais radicais para criar alguma espectativa e, para se num futuro me contratarem para um cargo público, não me tomarem como facciosa. Felicidades para terra que tem o 'maior fogo de artifício da Europa' e para quem ai descansa. MFM

Anónimo disse...

PS - não nos podemos esquecer que entre o Luis Sepulveda e o Jorge Amado, houve o grande Eça de Queiroz e o Hotel Bragança. MFM

Acerca de mim

Arquivo do blogue