25 janeiro 2012

Ponto de Vírgula

   Esperava-nos com efeito em casa do nosso bom hóspede, nos régios paços de Afonso Henriques, um esplêndido jantar a que assistiram quase todos os cavalheiros da terra. — Não quero dizer as notabilidades, por ser palavra peralvilha a que tenho invencível zanga. — As iguarias de legítima escola portuguesa, não menos saborosas e delicadas por aparecerem estremes de sautés e salmis estrangeirados. Brilhavam sobretudo os produtos das duas grandes vindimas rivais, do Ribatejo e Ribadouro. Foi largo e alegre o jantar.

   Acabámos tarde, montámos logo a cavalo, e pela porta de Atamarma descemos à Ribeira; era quase sol-posto quando lá chegámos.

   É o subúrbio democrático da nobre vila, hoje o rico e o forte dela. Faz lembrar aquelas aldeias que se criaram à sombra dos castelos feudais e que, libertas, depois, da opressora protecção, cresceram e engrossaram em substância e força: o castelo, esse está vazio e em ruínas.

in Viagens na minha terra, Almeida Garrett

 (Ribatejo)

Perdizes de Escabeche

Ingredientes:

2 perdizes
1 copo de vinho branco
2 folhas de louro
1 cebola picada em meia lua grossa
1 cenoura cortada em rodelas médias
3 dentes de alho picado
alecrim
1/2 xícara (chá) de vinagre
1 xícara (chá) de azeite
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Corte a perdiz em pedaços. Tempere com sal, vinho branco e pimenta; deixe marinar por 2 hora. Aqueça o azeite, refogue o alho e a perdiz por uns 10 minutos. A seguir, acrescente a cebola, a cenoura, o louro, o alecrim, o molho do tempero, o vinagre e o azeite. Tampe a panela de pressão, e deixe refogar por 1 hora (em fogo baixo).
Retire a perdiz, e sirva. 

Nota: receita tirada da internet 

MFM 

3 comentários:

JdB disse...

Ah! minha boa amiga, a existência desta receita neste espaço traz água no bico - e faz crescer água na boca... Cheira-me a inside information, mas perdoe-se a potencial revelação em detrimento do saudável palato.
Escabeche e perdiz... Havia tanto a dizer sobre isto, não temos é tempo. Vou ali a uma caçada e já volto.

Ana LA disse...

Estranha coincidência!
No domingo passado, em volta de uma mesa, ouvi uma história curiosa sobre a descoberta das delícias da perdiz.
Adoro esta receita. É assim que a perdiz ganha estatuto, porque de outra forma parece um frango velho e ressequido.

Anónimo disse...

Estranha coincidência, sim senhor! Acredite-se ou não, houve zero inside information para este post.
Acontece é que, na casa fm, o jantar da perdiz de escabeche é um acontecimento (quase) tão importante como o Natal ou a Páscoa. O telefonema mais aguardado por todos os membros desta família é: "o avô já trouxe as perdizes da quinta". E, a partir daí, é a histeria colectiva. Todos a ligar uns aos outros a ver quem dá a casa para o 'Jantar das Perdizes'. mfm

Acerca de mim

Arquivo do blogue