Na semana passada, o grande Museu do Prado resolveu oferecer ao público – em jeito de presente de Natal, diria – o pleno (e facílimo) acesso ao seu extraordinário acervo, a partir de qualquer ponto do globo, que pode ser o sofá de casa.
Trata-se de um novo site – https://www.museodelprado.es – que permite descobrir as 4.900 telas da colecção permanente, assim como ver as das exposições temporárias. Os tesouros do museu de Madrid tornaram-se acessíveis a quem tenha ligação à net, com Goya, Velazquez, Botticelli, Tintoreto, Tiziano, Rafael, Bosch e tantos outros génios da Arte Ocidental só à espera da nossa visita:
O site também dá informação técnica sobre as obras, dispõe de vídeos com explicações mais detalhadas e sugere 9 circuitos temáticos: Reino animal, Amores profanos, Sonhos da razão, Tempo de fábulas - mitos e deuses, Fashion Night, Superproduções, Um conto de fadas, Zona VIP e Festas e banquetes que não podes perder (tradução directa do original em castelhano).
Há também a possibilidade de personalizar itinerários, segundo o gosto de cada um, através da opção Meu Prado (Mi Prado) (1). Por aqui, acede-se ao fundo musical que pode acompanhar a visita aos 9 circuitos temáticos, com repertório seleccionado pela Rádio 3 espanhola, audível através de Spotify.
Com a aproximação das Festas Natalícias, este gin de aperitivo ao Prado inclui um par de sugestões imperdíveis ou, melhor dito, à espanhola: que não pode mesmo deixar de explorar online:
“Adoração dos Pastores”, Murillo, Prado
|
A mais especial (creio) fica para o fim, assinada por Peter Paul Rubens:
E isto é só um aperitivo. Um presente destes, que tira tanto partido das vantagens das tecnologias de informação, era impossível não partilhar! Só não dá para embrulhar e pôr junto à árvore e ao Presépio. Ainda assim, ajuda a reforçar os votos de Boas-Festas a todos!
Maria Zarco
(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)
_____________
Sem comentários:
Enviar um comentário