17 outubro 2016

Dos próximos dias

À hora a que me lerem os poucos mas fieis leitores estarei a caminho de Dublin, ou já em Dublin. Estarei lá até Domingo, numa visita que tem uma parte de turismo e uma parte de trabalho: entre 4ªf e Sábado estarei reunido com associações de pais e de crianças com cancro do mundo inteiro, reunião essa que decorre paralela ao congresso anual do SIOP - sociedade internacional de oncologia pediátrica. Durante três ou quatro dias, portanto, o tema será este - as crianças com cancro. 

A reunião serve um propósito óbvio e um menos óbvio: 

1) aprendo o que estão a fazer as associações congéneres, que dificuldades sentem, quais os temas mais importantes face ao estado da arte, como se angariam fundos ou como se influenciam os decisores políticos;  percebemos o que fazem os países mais pobres, como sobrevivem em condições de enorme pobreza e ignorância. Ouvimos os médicos, enfermeiros, psicólogos e ficamos com uma noção do que é mais importante no estado da ciência, ao que se dá ou deve dar prioridade. Conversamos, revemos caras e conversas (revejo um médico com quem travei conhecimento virtual em 2001 e que, de caminho para o Porto vindo do Canadá em 2002, passou por Lisboa 30 minutos só para me conhecer cara a cara).

2) reforço a necessidade de eu próprio fazer mais e melhor; afino o sentido que dou à minha vida no que toca à Acreditar, associação que me deu tanto; oiço, oiço, oiço; aqui e ali comovo-me com uma história de sofrimento ou de alegria; talvez me comova com as minhas próprias lembranças; penso na alegria das crianças da Acreditar por viverem ou serem tratadas no hemisfério norte, porque no sul a esperança de vida seria muito menor; penso na focagem que me falta, na competência com que devo cumprir o trabalho para que me ofereci ou para o qual me elegeram; aprendo e invejo a força destes pais que não desistem, que ficam anos a tratar dos seus filhos doentes ou que, tendo-se despedido deles, não desistem de tratar dos outros. 

Até sábado será isto. Turismo, lazer, trabalho, agitação da alma, talvez desentupimento do canal lacrimal.     

JdB 

1 comentário:

aritnetoj disse...

Desejo uma boa viagem, "daquelas em que partimos ontem e regressamos muitos anos antes..."
Carpe Diem!
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue