14 outubro 2020

Músicas e ideias dos dias que correm

A cantata Ich habe genug de Bach (já tenho o suficiente, tradução minha) foi-me apresentada por António Barreto numa entrevista que deu a Fátima Campos Ferreira e que passou na 2ª feira, pelas 21.00h, na RTP1. Recomendo vivamente que a vejam.

Fui investigar as razões para o nome da Cantata. Do pouco que encontrei estará relacionado com Simeão, um homem justo e piedoso de Jerusalém a quem o Espírito Santo revelou que não morreria "antes de ter visto o Messias do Senhor". Citemos a Bíblia:

Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo:

Agora Senhor, segundo a Tua palavra, 
deixarás ir em paz o teu servo, 
porque meus olhos viram a salvação.
que ofereceste a todos os povos.
Luz para se revelar às nações
e glória de Israel, teu povo.

(Lc. 2, 28-36)

A cantata é muito bonita (do vídeo consta apenas uma parte, dos cerca de 24 minutos totais) e vale a pena, não só ouvir, como pensar na sabedoria de Simeão. Ao tomar Jesus nos braços entendeu dizer o que disse, e que para Bach era Ich habe genug.

JdB

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue