29 setembro 2023

Moleskine


Tal como aqui escrevi, Domingo passado fui ao lançamento do livro "Um Dia Bom", com textos da Marta Oliveira da Silva e ilustrações da Carolina Branco. Alguns dias mais tarde enviam-me um desenho, feito na hora, com os intervenientes no lançamento. Ficam os parabéns à Piedade (Pi) Jardine (que não tive o gosto de conhecer). Sugiro que façam uma visita ao site dela: https://www.laviebypi.com/

***

A propósito da ligação da Marta com a oncologia pediátrica, pessoa que me é próxima partilha o pensamento de outra jovem mãe que se confronta com o mesmo desafio de ter um filho pequeno com cancro (a citação não é ipsis verbis): quando casamos e mencionamos "na saúde e na doença" nunca pensamos que a doença pode não ser de nenhum dos cônjuges. Eu acrescentei: e quando dizemos "até que a morte nos separe" também nunca pensamos que a morte pode não ser de nenhum dos cônjuges. 

***

Amigo que me é próximo apresentou queixa no MP do Ricardo Araújo Pereira pela paródia que este fez do Presidente da República, aquando de um decote de uma jovem luso-descendente no Canadá. Refere-se ao programa "Isto é gozar com quem trabalha" que passou na SIC no passado dia 17 de Dezembro. 

A informação que ele partilhou comigo fez-me pensar retrospectivamente. Na verdade, vi aquele programa específico e ri-me sozinho. Mas também na verdade, a queixa fez-me perceber que o RAP se tinha excedido no humor e na troça que fez do Presidente. 

Não vou entrar numa discussão sobre liberdade, humor, limites, valores da Pátria ou símbolos institucionais. O que me fez pensar foi por que motivo não me indignei - nem antes de saber da queixa, quando vi o programa, nem depois de saber da queixa. Sim, achei que o RAP se tinha excedido, mas não associei nada (e vou explicar o nada) a desrespeito pelos símbolos nacionais. Isto é, não entendi o Presidente da República (ou terá sido o Marcelo Rebelo de Sousa) como símbolo nacional nem entendi as Forças Armadas como símbolo nacional. Nesse sentido, o que eu vi foi o RAP a gozar com o Marcelo e com a tropa. Porém, embora como monárquico não goste dela, acharia um desrespeito se o RAP gozasse com a bandeira nacional, essa sim, um símbolo nacional.

Será que o Marcelo com quem se goza não é o Presidente da República com quem se goza? Será que a tropa com quem se goza não são as Forças Armadas com quem se goza?

JdB

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue