18 dezembro 2023

Duas Últimas

Soube da morte de Shane MacGowan (cujo nome me era totalmente desconhecido) por puro acaso - através de um link para uma notícia que mão amiga me mandou. A banda irlandesa The Pogues, da qual ele era vocalista, não me dizia nada num raciocínio imediato. Quando digo não me dizia nada, não é que não soubesse da sua existência - é não lhes associar nenhuma música. Talvez tivessem nascido e crescido numa altura em que já não ouvia tanta música pop / rock / tradicional, pelo que me passaram ao lado. Curiosamente nunca passaram neste estabelecimento, nem pela mão de gente que sabe muito mais de música do que eu.

Li no Ponto SJ li um texto de Miguel Marujo de que retiro dois parágrafos:

As imagens que nos chegaram da Igreja de St. Mary of the Rosary, em Nenagh, Irlanda, deste dia 8 de dezembro, merecem que as guardemos: há aquelas de Nick Cave sentado ao piano, com a companhia de outros músicos, a cantar A Rainy Night in Soho, há um outro momento em que Glen Hansard e Lisa O’Neill interpretam Fairytale of New York, entre sorrisos e danças na plateia. E palmas, muitas palmas, num e noutro momento.

O funeral de Shane MacGowan, que morreu no dia 30 de novembro, foi uma festa, emotiva, como se ouve no piano e na voz de Nick Cave, e uma verdadeira celebração da vida, quando se vê a alegria de quem chora um dos seus na mais bela canção de Natal que é Fairytale of New York. Este funeral do vocalista da banda irlandesa The Pogues, que tinha nascido no dia de Natal de 1957, só podia ser assim: a vida celebrada pela música e pela dança. Um bonito tempo de Advento.

JdB

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue