02 julho 2024

Em memória de Fausto Bordalo Dias (1948 - 2024)

Fausto Bordalo Dias é, para usar uma expressão antiga, um artista muito cá de casa. Tanto eu como o meu querido amigo fq o trouxemos várias vezes a este estabelecimento, seja para falar de poluição, por causa do seu Se tu fores ver o mar (Rosalinda), para falar de danças e cartas, por causa do seu Namoro, ou de programas de família, a propósito do seu Todo este Céu. Ou para celebrar o aniversário de um disco, por causa do seu Por este rio acimaSoube ontem que tinha morrido em casa, vítima dessa enfermidade que se chama doença prolongada

Estou muito longe de dominar a discografia de Fausto, que era extensa e de qualidade. As músicas de que me lembro - ou as que estão mais à tona do meu cérebro - são as que aqui foram postadas ao longo dos anos. Vejo-me, por isso, em terreno de alternativa difícil: ou vou à procura de uma originalidade ou aposto na repetição, para meu deleite.

Deixo-vos, por isso, com um tema que ainda não passou neste estabelecimento: Lembra-me um sonho lindo. O título suscita-me dúvidas: há algo que o lembra de um sonho lindo ou ele pede a alguém que o lembre de um sonho lindo? O que quer que seja, que o título da música seja um bom mote para os dias que correm: a importância dos sonhos lindos. 

JdB

 

Lembra-me um sonho lindo

Lembra-me um sonho lindo, quase acabado
Lembra-me um céu aberto, outro fechado
Estala-me a veia em sangue, estrangulada 
Estoira no peito um grito, à desfilada
 
Canta, rouxinol, canta, não me dês penas
Cresce, girassol, cresce entre açucenas
Afaga-me o corpo todo, se te pertenço
Rasga-me o ventre ardendo em fumo de incenso 

Lembra-me um sonho lindo, quase acabado
Lembra-me um céu aberto, outro fechado
Estala-me a veia em sangue, estrangulada
Estoira no peito um grito, à desfilada 

Ai! Como eu te quero! Ai! De madrugada!
Ai! Alma da terra! Ai! Linda, assim deitada!
Ai! Como eu te amo! Ai! Tão sossegada!
Ai! Beijo-te o corpo! Ai! Seara tão desejada!

2 comentários:

Anónimo disse...

Excelente escolha!

Grande músico e letrista.

Abr
fq

Anónimo disse...

Muito obrigada pela partilha de memórias com um amigo artista, q bem merece ser celebrado e lembrado! MZ

Acerca de mim

Arquivo do blogue