17 abril 2009

(Alguns d)os Discos da Minha Vida - Parte 1

por vezes, em particular comentando o peso da música no blog "flores de inverno", chegam-me reacções do género: "fala muito de música, de bandas, de artistas, de canções que não conheço de todo!". ou ainda coisas como: "nem sempre é fácil de seguir os seus textos sobre música!". e também tiradas como esta: "isso de música moderna não é bem para mim!".

pois bem, para todos vós, eventuais interessados em aprofundar este mundo, resolvi dar uma ajudinha. nada de transcendente, apenas e só uma lista, devidamente comentada (mas não no sentido mais técnico ou contextual dos artistas ou de cada disco, antes de uma forma que apelidarei de "mais impressiva"), contendo duas dúzias de discos fundamentais no meu próprio percurso enquanto ouvinte atento de tudo o que se faz no (cada vez mais vasto) campo da música popular moderna (desde os anos 60 até aos dias de hoje, em termos de balizas temporais).

estes são alguns dos que resistiram à passagem do tempo, esse teste decisivo. poderiam estar aqui outros tantos, bem o sei. no entanto, quando fazemos estas coisas o coração também conta. faltarão aqui, seguramente, discos fundamentais. por uma questão de critério, resolvi excluir toda a música portuguesa mais pop-rock, toda a música brasileira, toda a world-music, toda a música electrónica mais experimental, os projectos declaradamente mais underground, bem como áreas que humildemente pouco domino (à cabeça, desde logo, música clássica, canto lírico, jazz) ou até música dos dias de hoje (por lhe faltar exactamente nem que seja meia-dúzia de anos de perspectiva..).

é, por outro lado, uma lista essencialmente criada & interpretada em língua Inglesa. com poucas excepções, pode ser arrumada na gaveta da "música pop rock de origem anglo-saxónica". começa na segunda metade dos anos sessenta e termina no início do XXI. repito: muito longe de exaustiva, é apenas e só uma possível porta de entrada para novas descobertas, que vos oferece uma "garantia mínima de qualidade".

uma leitura mais atenta (e, idealmente, a sua escuta) conduzirá a uma outra conclusão: quase todas estas obras têm em comum uma propensão para o formato canção, para o que se chama o "singersongwriting". é uma música fortemente pessoal, fortemente emocional, escrita e cantada na primeira pessoa. ninguém tem culpa do que gosta (ainda que o gosto se eduque, dentro de certa razoabilidade) e, muito menos, do que é (ainda que tenhamos todos a possibilidade e a obrigação, diria étca, de nos aperfeiçoarmos continuamente). mas isto são já, como dizer?, outras músicas!

que vos seja minimamente útil, são os meus votos. podem sempre descobrir estas coisas devagarinho, via "you tube". ou então imprimirem a lista e, de vez em quando, arriscarem comprar um destes disquinhos.

boas descobertas!

leonard cohen, songs of love and hate
o disco do desespero. um disco perfeito, se porventura o negro tiver a propriedade de ser perfeito. é gelo, lâmina, lágrima. é quando já nem acreditamos na raiva, quando fica só a ironia amarga, a auto-indulgência, a desistência. não é programa de vida, mas é belo, terrivelmente belo. "dress rehearsal rag", "famous blue raincoat", "love calls you by your name", "avalanche", "diamonds in the mine".. perfeitas, absolutas, esmagadoras. desesperadas.

john cale, fragments of a rainy season
um génio. escutei este disco em 1991, ao vivo, no teatro são luiz. nem sabia quem era, na altura (um dos fundadores da mítica banda "the velvet underground" : é chuva ácida, é a fúria da melodia doce contra o piano de ferro, é o lirismo de dylan thomas (letra de 3 canções) em vôo rasante, é o despojamento máximo instrumental, é quando a alma é o verdadeiro instrumento. de john cale se disse ser "deus com minúsculas".

the smiths, qualquer compilação e qualquer disco
a excepção que confirma a guerra: o melhor disco dos the smiths é qualquer das suas muitas compilações. uma banda perfeita, com canções perfeitas, liderada por um génio da palavra e da pose (morrissey) e por um génio da composição musical pop, faceta indie (johnny marr) - uma das duplas maravilhosas que a música nos legou. a adolescência e a juventude são assim, ternura exaltante, sombras e luzes, o reino maravilhoso dos superlativos íntimos.

jeff buckley, grace
um disco abençoado. gosto muito do pai buckley, mais folk, expoente de um certo lirismo. jeff gravou aqui um disco que permaneceu. memória de um rapaz que eu amaria se fosse mulher. gosto de "hallelujah", "mojo pine", "grace", "the last goodbye" e, talvez acima de tudo, de "lilac wine" e de "lover you should've come over". um dia todos fomos assim - puros e tocados pelo dedo de deus.

the divine comedy, a short album about love
o amor está aqui todo. os 32 minutos, na versão de 7 canções (original) mais perfeitos da música popular moderna. um dia alguém dirá: isto era estar apaixonado (e vibrar, e sofrer, e desesperar, e rir, e voar) no século xx e xi. melodias de açúcar, arranjos sublimes, uma orquestra em estado de graça. um disco apaixonante e apaixonado.

tindersticks, tindersticks (e quase todos)
deles se disse, há uma década: "o melhor grupo pós-tudo". fazem-me pensar em palavras como etéreo, clássico, gravado em pedra, sangue a correr nas veias, clubs de outro tempo, atmosferas pardacentas, sensualidade lânguida. que dizer mais? escrever o título de 10 ou 20 canções que já gastei de tanto ouvir?

massive attack, protection (e 1/4 do anterior blue lines)
um disco menos amado e que sempre me cativou. do primeiro, o marcante "blue lines" , ficou uma canção chamada 'unfinished simpathy' e mais uns quantos momentos. mas deste segundo disco ficou quase tudo. um disco de um azul moderno. e azul é a minha cor favorita. a estética "trip hop" no seu apogeu (electrónica lenta, influência do hip hop na vocalização, mas sem abandonar o formato canção).

alpha, come from heaven
à primeira, obra prima. é um disco de uma beleza lancinante. fusão perfeita entre classicismo e modernidade. tem 2 canções - o amor supenso pelo espaço e pelo tempo, visto "por ela" e visto "por ele" - que rimam entre si. são duas canções que condensam os crooners do século xx e os blips do século xxi. "sometime later" e "somewhere not here" . escutá-las, em repeat contínuo, dá vertigens..

ryan adams, heartbreaker
um dos meus meninos bonitos, apesar de falhar discos atrás de discos. faz muito e muito depressa e não se sai sempre bem. mas este, salvo erro o primeiro a solo, é um disco que da faixa 1 (uma conversa sobre morrissey, entre ele e o engenheiro de som..!) à faixa 9 ( "come pick me up") é simplesmente estarrecedor. americana, blues, folk-rock, rock and roll, country-rock.. nomes há muitos. coisas assim há poucas.

the go-betweens, 16 lovers lane (e mais 10 canções de outros, mas como este..)
o disco perfeito da música pop. canções perfeitas atrás de canções perfeitas, melodias que nos conquistam à primeira e para sempre, letras cultas e directas, rendilhados de guitarra vindos dos céus. a pop acabou aqui. porque, e não sou só eu que o digo, elevaram a fasquia a um nível..

explosions in the sky, how strange, innocence
o disco renegado e, mais tarde, recuperado pela banda. gravado em poucos dias, apenas música (sem palavras) é um disco de um lirismo absolutamente arrebatador. para ouvir no carro, bem alto e subir ao céu. ou de como a música abstracta pode, por vezes, dar-nos sensações bem concretas.

bright eyes, i'm wide awake it's morning
este miúdo - conner o'berst - é um predestinado. neste disco, talvez a obra-prima de um menino que já tem vários discos antes de ter 25 aninhos!, encontramos coisas da adolescência, cantadas com aquele negrume e aquela energia que só aos 17 anos temos. é um disco que nos conquista pela ternura do que já fomos ou do que ainda somos: "this is the first day of my life / i am so glad i did'nt die before i met you". e cantarolamos todos.

bob dylan, the bootleg series, the royal albert hall concert, live in 1966
dylan é dylan. quem sou eu para falar de dylan? poeta superlativo, anjo entre nós com feitio de diabo, profeta de certa maneira. este disco é a célebre gravação em que liga a electricidade, na segunda parte, para desespero e supresa dos atónitos espectadores, que dele esperavam o rei da folk política. e ele dá-lhes um "wall of sound" demolidor, palavras de desprezo gritadas ao microfone, uma maneira de dizer que é performance pura, uma geração a dizer: "está tudo podre, arrasemos tudo, para que o "flower power" nasça enfim". é um disco histórico, com canções históricas. uma experiência.

(Continua na próxima semana)

3 comentários:

Anónimo disse...

Apetece-me comprar estes discos todos e ouvi-los atentamente para ver se percebo o que escreveu sobre deles. Vai pôr o Concert for George na próxima semana?
pcp

Anónimo disse...

Isso é o melhor elogio! Muito obrigado.
Lamento eventual desapontamento.. esse não vai constar. Mas sempre lhe digo que nutro por esse mais discreto 'Beatle' uma indisfarçável simpatia ;-).
Uma vez mais, obrigado.

flores,
gi.

JO disse...

explosions in the sky que banda brilhante. A minha irmã Sofia mostrou-me o seu blog. Estou maravilhado!

Acerca de mim

Arquivo do blogue