25 abril 2009

Meu caro 25 de Abril

Naquele último ano em Angola eu tinha feito uma exemplar 1ª classe. Lia todos os reclames da cidade com destreza, contava dinheiro sem dúvidas e inaugurava-me nos caminhos da Liberdade. Vagueava pelas ruas, juntava-me a uns quantos como eu, e a praia Morena era toda nossa. Eu já estava lançada e a minha família habituada, quando vossemecê apareceu todo badalado. Foi vir e ver: só desgraça, só confusão. A bem dizer, tramaste-me a vida. E não foi pouco. Estava tudo muitíssimo bem encaminhado lá em Benguela. Tudo sobre rodas 25! A minha Liberdade acabou quando a tua começou. Isso não gostei. Não gostei mesmo ó 25.

DaLheGas

9 comentários:

maf disse...

lembro-me bem dessa manhã, grande alvoroço, muitas questões, a telefonia aos gritos, os pais com um olhar estranho, não nos deixavam sair, "hoje não há aulas" diziam, as escolas estão fechadas, há uma revolução, uma quê ?? uma revolução ? que é isso, perguntávamo-nos uns aos outros. Na memória, fica a frustação e a raiva de não me deixarem ir ao Largo do Carmo porque, imaginem, era menina e as meninas nessa época não se metiam em politiquices !! Vi os meus irmãos mais velhos desalvorarem de casa, depois de acesa discussão entre o meu pai e a minha mãe, ela não queria, ele condescendia, mas quando chegou a minha vez, ele, meu Pai, lançou as garras de fora e rugiu como um leão: a menina, NÃO ! Et voilá, assim vivi o meu primeiro dia de revolução .... :-) :-) outros tempos !

Anónimo disse...

Que maneira mais original de descrever uma revolução política e a transição duma época para outra. Que curiosa a descrição do deslumbramento de uma liberdade individual que se avizinha no horizonte e que, num dia 25, é subitamente cerceada por uma liberdade colectiva.
tenho de transmitir este pensamento ao meu partido.:)!
pcp

JdB disse...

Et voilá, Maf, o País filho da Revolução, nas mãos de quem gritou Liberdade, mas esqueceu as frases com que sujou as paredes: "os ricos que paguem a crise", "a terra é de quem a trabalha", "o povo é quem mais ordena". Olhai agora camaradas no poder, a curva evolutiva do PIB nacional da última trintena, admirai a lindeza dos campos agrícolas, apreciai a azáfama da actividade portuária e o frenesim do tecido industrial. Vejo que vos deslumbram certamente as maravilhas deste nosso amado deserto. Quando eu regressar à horta vinde também, que eu terei todo o gosto em partilhar a enchada.

Anónimo disse...

ERRATA
O dono deste estabelecimento forneceu-me a password para que na sua ausência eu pudesse postar a minha missiva. Dessa invasão, no comentário supra, o sistema assumiu-me como JB. O sistema é cego e eu, DaLheGas, ignorante. Peço desculpa.

DaLheGas disse...

enXada, pois!

DaLheGas disse...

SuperLOL pcp :))

cris disse...

DaLheGas,

A minha Liberdade acaba quando começa a dos outros, pois no dia 25de Abril, os capitães de Abril, colidiram com a minha, com a dos Portugueses que viviam nas Colónias e com os proprios africanos, pois de repente foram abandonados à sua sorte e agora passam mesmo mal, na mão de alguns poderosos.
Tiraram a Honrra dos nossos jovens mortos sob a nossa Bandeira e em nome deste Portugal.
Liberdade sim, mas esta duvido...
Parabéns.

DaLheGas disse...

Obrigada Cris. Assunto controverso - sofria-se muito, a democracia é perniciosa, os homens vulneráveis... :(

Anónimo disse...

Excelente perspectiva do 25/4!
fq

Acerca de mim

Arquivo do blogue