18 abril 2009

Palavras

Aqui, da Lisboa onde me encontro, que em sorte me calhou este romântico Chiado e uma rua que acaba em rio azul – que meu braço atirado à janela lhe sente a aragem e os olhos míopes me enervam, que não distinguem o que vai nos azulejos que meu vizinho da frente exibe desde o tempo da senhora D. Maria II – sinto-me muda de palavras, essas mesmas que respeito não conhecem, se esgatanham todo o tempo cá por dentro e chegam quando bem lhes apetece. Tenho quilómetros delas e tantas vezes duvidei que fossem minhas. Impossíveis de tanta força. Densas como nunca fui, leves como horas bem passadas. Gozam que nem perdidas, como se fossem donas de todas as avenidas. Ohh e rimam. Quem manda em ti, sou eu, segredam elas. Engraçadinhas. Quanto estragos já provocastes? Tendes noção? Claro que não. Desgraçadas. Sabem que tenho de escrever à sexta-feira, que a sensação é a de não ter eira nem beira. Aqui, deste Chiado onde me encontro, turvou-se o céu de uma noite que promete, acedem-se todos os candeeiros, e eis-vos, a bailar sem passo certo. Pára com a dança. Agora, nem que queiram, vos soletro. Tenho o meu orgulho, sou boa gente, não aturo. Se me der, sou bem capaz de aprimorar uma nova Língua, outro alfabeto. E vós, nem para eco prestarão. Pois se é esta a resposta que dão. A nega, a tampa... ingratas! Logo numa sexta-feira. Quando preciso mais de vós. Ficai. Falai sozinhas, como loucas, presas, encurraladas nas vossas bocas. Eu já me vou. Ah! Agora é tarde. Nunca! E escusais de ensaiar alarde. Tende um riquíssimo fim-de-semana.

DaLheGas

4 comentários:

maf disse...

atrevo-me a dizer O Milagre da Multiplicação das Palavras, porque mesmo sem elas, como VExa se diz encontrar, apresentou-nos aqui um soberbo texto, genial, irreverente :-) Só mesmo você, Sr.Engº, para se engalfinhar assim com as palavras, como quem dá um raspanete aos filhos, quando não estão 'listos' (para ser lido em castelhano) à hora combinada; Adorei a discussão, lol. E o mais engraçado de tudo é que você discute com as palavras, usando-as e elas returquem (é assim que se escreve ?) calando. Na próxima 6ª feira, use técnica contrária, diga-lhes que não precisa delas e vai vê-las fazendo fila, gritando Eu ! Eu! Olha eu Aqui !
Assina: Sua fã incondicional :-)

DaLheGas disse...

!Hola cariño! que bueno empeçar el dia con tus palabras :))

cat disse...

Sempre diferente de ti mesma, sempre igual, e sempre de nos toldar pela força de furacão, querida branca. Palavras soltas em invernos ventosos, a gosto, da (tua) preta.

Anónimo disse...

Texto fino e requintado, parabéns!
fq

Acerca de mim

Arquivo do blogue