21 maio 2009

O homem de S. Tomé


Era uma vez um homem que vivia em São Tomé e Príncipe. Era pobre, tinha uma família e era feliz.

Certo dia, estando sentado à sombra de uma bananeira, com o mar verde, translúcido, a brilhar ao sol carregado dos trópicos, e o arco perfeito de uma enseada larga, debruada a palmeiras, à distância, foi abordado por um jovem de feições correctas, colorido nórdico, calções de banho de marca e cabelo puxado para trás que, com a curiosidade da juventude e o cansaço evidente do esforço físico, lhe perguntou:

- Importa-se que me sente ao seu lado? Tenho andado a percorrer a ilha a pé e estou exausto.

- À-vontade. Esteja à sua vontade.

- Obrigado.

Seguiu-se um silêncio espesso, longo, cortado pela brisa quente e forte soprando nos coqueiros.

- Ah, suspirou o jovem olhando em redor, esta ilha é uma maravilha: as cores, os cheiros, o som do vento nos coqueiros que mais lembra chuva, esta brisa quente e adocicada … que maravilha de sítio!

Seguiu-se outro silêncio. O homem de São Tomé estava longe, absorto nos seus pensamentos. O jovem nórdico, já mais refeito do calor e do esforço, e evidenciando uma clara vontade de encetar conversa, continuou:

- E o senhor, o que é que o senhor faz?

- Eu?, respondeu o homem de São Tomé, acordando de uma espécie de torpor beatífico, eu pesco.

- Ah, interessante -, retorquiu o jovem olhando para o horizonte límpido de nuvens. E como é que pesca?

- Tenho um barquito ali em baixo, na praia, que uso para me fazer ao mar e apanhar o meu peixe.

- Ah, óptimo. E é grandito o seu barco?

- Não, riu o homem de São Tomé, é pequeno. Dá para mim e para dois dos meus filhos.

Novo silêncio. A brisa continuava, quente e forte, entorpecendo os sentidos e convidando à sesta.

Mas o jovem era muito novo e cheio de ideias …

- E porque não arranja um barco um bocadinho maior?

O homem de São Tomé olhou para o jovem, vagamente espantado, e perguntou:

- E porque é que eu havia de fazer isso?

- Ora, para poder ir para mais longe e apanhar mais peixe.

- E para quê?, perguntou novamente o homem de São Tomé.

- Então, para poder apanhar mais peixe, vender esse mesmo peixe no mercado local e comprar um barco um pouco maior.

- Para quê?, continuou o homem de São Tomé, ainda sem perceber bem a ideia do jovem.

O rapaz estava a começar a ficar ligeiramente irritado. É palerma, este homem, pensou ele com os seus botões. Mas continuou, tentando não revelar o seu estado de espírito:

- Se o senhor comprar um barco um pouco maior, apanha mais peixe, que é o que não falta nestas águas, vende-o à fábrica de peixe e, com esse dinheiro, compra um barco mesmo grande.

- Para quê?, disse o homem simplesmente, explique-me que não percebo.

O jovem parou, olhou directamente para o homem e, do alto dos seus vinte e poucos anos, retorquiu:

- Oh senhor …., nem sei o seu nome, desculpe. Repare: se o senhor comprar um barco mesmo grande, apanha o peixe que quiser, vende-o não a uma fábrica, mas a duas ou três, e até o pode exportar para a Europa naqueles grandes cargueiros com contentores frigoríficos!

- Para quê??....

Aí o jovem perdeu a paciência. Não compreendia como é que o homem de São Tomé, por mais tosco que fosse, não estivesse a seguir o seu raciocínio! Ele, jovem, estava a falar do assunto mais discutido, mais desejado e mais procurado do mundo!!! Já vermelho, tentando dominar a voz impetuosa, disse:

- Para ficar rico, para fazer muito dinheiro! Para depois poder parar, deixar de ter preocupações materiais e sentar-se à sombra de uma bananeira a gozar esta linda ilha.

- Pela última vez, meu jovem, respondeu o homem de São Tomé, sorrindo calmamente e franzindo os olhos mestiços, para quê? Para quê essa trabalheira toda, esses anos todos gastos em horas e horas de preocupação, de números, de contas, de pagamentos aos pescadores, de cansaço … se eu já estou sentado à sombra da bananeira …

PCP

6 comentários:

cris disse...

PCP,
Este texo, é tão simples e diz tanto.
Toca em tantos sentimentos e diz tanto daquilo que deve ser a vida do ser HUMANO.
Este homem de S. Tomé é riquissimo.
Parabéns

DaLheGas disse...

Obrigada PCP. É muito útil esta história para mim. Sabe, eu moro no casal ventoso, numa casa abarracada e algumas pessoas insistem em que eu devia mudar de sítio e ter uma casa mais... mais... mais classe média e menos zé povinho-xungaria. Eu nunca consigo convence-las que eu gosto da minha barraquita, que o meu quintal é o éden, que odeio prédios, elevadores, rua com trânsito... Mas agora PCP, vou-lhes perguntar "para quê". A ver o que me dizem. à Sua PCP!

Anónimo disse...

Porquê espantar-se DalheGas? Eu sou PCP de nome, alma e coração!! é natural que defenda o meu mundo, as minhas vivências, e minha casinha ... e que condene o excesso que nos rodeia: o último modelo de i-pod, o último modelo da BMW, os tratamentos nos spa's de luxo (a última moda!), as roupas de marca... Nisso há-de concordar, não? pcp

DaLheGas disse...

LOL eu não condeno nada, desde que não seja roubado. condeno é que me queiram meter no mesmo saco, que sonhem coisas para mim que eu não quero e não preciso. beijas

maf disse...

meninas, sabem o que acho ? quando temos 3 ou 4 anos, entramos na idade dos "porquês". quando temos 30 ou 40 ou 50, entramos na fase dos "para quê?" Também eu vou passar a fazer mais uso dessa resposta sábia. bj

Anónimo disse...

O "Jardim do Éden", vulgo Paraíso na Terra é, em versão Bíblica, o estado de espírito da inocência que só usa o que realmente precisa e preserva a idílica Terra, como seu paraíso habitável. E que fazemos agora nós, raça Humana? Na ânsia de tudo possuir, tornar nosso e não permitir que outros também possuam, para sermos nós a "vender" aquilo que tivemos de borla, estragamos aquilo que pode ser realmente um Paraíso, até que vamos para o Paraíso que ninguém pode estragar, se o merecermos... o Paraíso dos puros de coração, dos fazedores da Paz.
Acho que esta história faz-nos repensar as nossas prioridades, enquanto vivemos neste belo planeta, à beira da Via Láctea plantado...

Acerca de mim

Arquivo do blogue