17 maio 2009

6º Domingo da Páscoa

Hoje é Domingo, e eu não esqueço a minha condição de Católico.

O Evangelho de hoje poderia dizer apenas para nos amarmos uns aos outros. Esta frase, seguramente importante, não nos separaria da maioria das religiões e filosofias que o nosso tempo conhece e que preconizam a paz entre as pessoas. Mas o texto não pára aí. Continua com algumas palavras que marcam a diferença: como eu vos amei. Temos o modelo, temos o exemplo: o amor incondicional, até ao limite. Sem pedir contrapartidas, sem negociar favores e retribuições, sem esperar nada em troca. O amor absoluto, radical, até às últimas consequências.

Há ainda, neste Evangelho, uma passagem fortemente desafiadora: ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Não falamos da vida no sentido físico, mas daquilo de que podemos abdicar em benefício do próximo. Num tempo em que a palavra meu / minha é usada até à exaustão - a minha felicidade, as minhas férias, o meu carro, o meu conforto, a minha satisfação, a minha vida - é estimulante pensarmos que podemos ser agentes da mudança acreditando, como já aqui disse citando alguém, que a nossa maior felicidade consiste em fazer os outros felizes.

Uma última nota: repetindo um hábito errático dos últimos anos, estive em Fátima com amigos no dia 12 de Maio. Quem me conhece bem, sabe o efeito que aquela hora e meia - entre o terço e a procissão das velas - exerce sobre mim. Uma parte significativa daquilo que sou mudou com aquela ida. Há dias aziagos que se apagam da nossa memória com uma oração e a visão de algumas milhares de velas ao alto. Rogai por nós, que recorremos a vós.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo,
Disse Jesus aos seus discípulos:
«Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei.
Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos,
permanecereis no meu amor.
Assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai
e permaneço no seu amor.
Disse-vos estas coisas,
para que a minha alegria esteja em vós
e a vossa alegria seja completa.
É este o meu mandamento:
que vos ameis uns aos outros,
Como eu vos amei.
Ninguém tem maior amor
do que aquele que dá a vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos,
porque o servo não sabe o que faz o seu senhor;
mas chamo-vos amigos,
porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai.
Não fostes vós que Me escolhestes;
fui eu que vos escolhi e destinei,
para que vades e deis fruto
e o vosso fruto permaneça.
E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome,
Ele vo-lo concederá.
O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro JdB,
Um bom hábito, ir a Fátima dia 12 de Maio. Eu tenho falhado mais do que queria.
Um abraço,
fq

Acerca de mim

Arquivo do blogue