08 setembro 2009

Pero Soares


Pero Soares. Peeeeeerooooo Sooooaaaareeeees. Dito devagarinho até parece um nome cómico.

Pero Soares não é bem no mundo, é um universo paralelo que Deus criou para fazer os vinte habitantes da sua terra felizes.

Estes vinte habitantes, divididos entre meia dúzia de casinhas vivem bem, independentemente da história pessoal de cada um. Não inteiramente cientes do seu isolamento do mundo, os moradores contentam-se com o que para um metropolitano pareceria ridículo.

Vi sorrisos genuínos com o cheiro fresco dos coentros plantados no jardim. Vi felicidade imensa em comer figos tirados das árvores no momento e, até, numa rapariguinha que tinha como melhor amiga uma cabra que lá passava todos os dias.

Neste mundo maravilhoso os relógios não marcam horas, o dinheiro não tem importância nem valor e as conversas não têm fim.


Em Pero Soares não é preciso haver ruas, também não há conhecidos. São todos família e têm o exterior das casas como um jardim onde se juntam. Pode ser para trocar plantações individuais, para cochichar sobre o tempo, a roupa da vizinha ou o namorico do sobrinho. Também pode ser só para fechar os olhos e perceber o verdadeiro sentido do silêncio.

Não precisam de nada de extraordinário para serem felizes. Uma melancia até serve perfeitamente como bola de futebol e os portões da igreja como baliza. Desrespeitoso? De todo! Percebi que cinquenta por cento das maldades só são conhecidas e praticadas em grandes aglomerados.

Entre os vinte habitantes existe um mudo. Um dia, olhou para mim com os seus olhos muito grandes e expressivos e, se pudesse falar, tenho a certeza que me diria: “Aqui Eu Sou Feliz..!!”

Pero Soares, Agosto 2009.

TdB

10 comentários:

Anónimo disse...

Sounds Heaven to me... pcp

Anónimo disse...

Como diriam os Queen é "made in heaven" também. Teresa

Ana Lopo disse...

Realmente em Pero Soares não precisamos de mais nada para ser felizes...É só estar ali, o tempo não passa, o stress não chega lá,lava a alma!

Anónimo disse...

Teresa,

Que sensação de paz e de bem estar que nos transporta Pero Soares, só comparável à nossa querida Constância.

Um beijinho
Mummy

Anónimo disse...

Esta é a Teresa que eu penso? Puxa, vida, como evoluem! Beijo da vizinha «fofinha», companheira de leites com chocolate e Istambul. Adivinha: quem sou eu?

Anónimo disse...

Oh amiga fofinha companheira de leite com chocolate e de bolinhos e chás na Turquia, que saudadinhas. Abandonou-me? Já não gosta de mim? Beijinhos, Teresa.

Ricky disse...

olá, o meu nome é Ricardo Almeida, e moro em Pêro Soares desde o dia em que nasci e já lá vão 30 anos. Encontrei este blog e este post por acaso, mas chamou-me a atenção por falar na minha terra. Acredito na sua boa intenção , mas na minha perspectiva , parece-me um texto bastante redutor, para além de incorreto.
Muito haveria a dizer sobre o que escreveu, mas não resisto em dizer-lhe que viver em Pêro Soares é uma opção de vida e não uma imposição. E não não nos contentamos , com o que aos outros parece ridiculo. Temos aqui , o que toda a gente tem nas cidades , e ainda o que eles não podem ter. E estou longe de me considerar isolado do mundo, porque como facilmente se pode aperceber, daqui não passei alheio ao seu texto, escrito sei lá onde.
Quanto á parte , em que diz que temos por amigos os animais, por vezes são preferíveis , porque mais leais e sinceros.
Dou-lhe também a novidade que entre os mais de 100 habitantes existem 2 mudos, ao contrário do que erradamente escreveu.
Espero que não interprete mal, este meu comentário, acredito que muito do que escreveu se deva a falta de informação.
Como tal sugiro-lhe um blog sobre a nossa aldeia. visite-o se assim o entender.
www.madeinperosoares.blogspot.com

Anónimo disse...

Sendo este cantinho chamado Pero Soares, lugar que conheço e adoro fico sempre muito feliz quando dele se fala, e mais quando se trata de pessoas que por afinidade se ligam a ele e falam com ternura e comentam a sua beleza.
quanto ao teu comentário RICKY não é construtivo todos somos necessários com mais ou menos informação. O que conta é o que no momento nos vai na alma, ou então não entendeu bem os comentários.

Anónimo disse...

Não quis fazer, de todo, uma visão redutora de Pero Soares. Gosto muito de lá ir.

Anónimo disse...

Pero Soares é a aldeia mais bonita do planeta, nem a poesia nem a prosa a conseguem descrever...não existem figuras de estilo que a caracterizem.
Tenho pena RICKY que não consiga perceber isso (limItação, é o que é).

Acerca de mim

Arquivo do blogue