11 agosto 2010

Vai um gin do Peter's?


A extrema beleza das quatro grandes Tapeçarias de Pastrana constitui a melhor homenagem aos avanços estratégicos de D.Afonso V no Magrebe, de merecido cognome O Africano. Foi essa a intenção da encomenda à oficina flamenga de Tournai. Tratava-se de fixar para a posteridade a memorável conquista da cidade portuária de Arzila, estrategicamente situada.

É assombroso o rei ter investido, em vida, na glorificação do seu reinado por meios visuais tão imponentes, sem se contentar com as crónicas encomendadas ou os retratos imortalizados em telas. E isso vale o título da exposição patente no MNAA (1), até 12 de Setembro: «A Invenção da Glória», em que o termo inventar é sinónimo de «descobrir», como sublinha o director do Museu.

D. AFONSO V no Cerco de Arzila, com o bastão dourado de comando

Estamos em plena dinastia de Avis, diria a mais valorosa da nossa história (bem próxima da Primeira – a Casa de Borgonha), no reinado do pai de um dos nossos maiores reis – D.João II. Aliás, na epopeia celebrada pelas riquíssimas artes da pintura e da tecelagem, os dois heróis são o rei, devidamente destacado à direita empunhando um estandarte, e o príncipe, igualmente a sobressair na face esquerda de uma das telas. Note-se que na sequência da leitura ocidental, da esquerda para a direita, o Delfim poderá surgir antes do rei no horizonte visual do observador. Uma precedência que só um pai admite, mais ainda se a preservação da sua mui nobre estirpe assim o recomendar. Até nisso, D.Afonso V mostrou saber conciliar a preferência afectiva com as razões de Estado.

Datadas de 1470-71, as magníficas Tapeçarias flamengas terão ficado no país por um curto período, sabendo-se que em 1532 já estavam em posse castelhana, no palácio do duque do Infantado (2), que mais tarde (séc. XVI) as cedeu à Colegiada de Pastrana (Espanha), de onde lhes vem a actual denominação. Assim, é um privilégio único poder vê-las em Portugal (até 12.Set.), junto aos Painéis de S.Vicente (3), beneficiando do diálogo com uma obra igualmente mítica, da mesma época e do mesmo universo iconográfico.

Aquele modo artístico de glorificar a História, em vida, inscreve-se mais na tradição anglo-saxónica que na ibérica, empenhando-se em comemorar e mitificar o passado recente. Nesse sentido, as Tapeçarias constituem um feito notável e raro, em Portugal, que talvez se explique pela influência da mãe da Ínclita Geração, de origem inglesa.

O filme em cartaz, de Ridley Scott, «Robin Hood» lembrou-me esse mérito dos ingleses, que desde cedo souberam inscrever no ideário europeu o mito dos Cavaleiros da Távola Redonda e do lendário Rei Artur, contagiando todo o universo cavaleiresco medievo, além-fronteiras. É disso prova, o facto de o ídolo de D.Nuno Álvares Pereira ser o Cavaleiro Galaaz, o escolhido para empunhar a espada sagrada – Excalibur. De facto, é difícil avançar no presente e traçar lucidamente o futuro sem honrar a história, estudando e avivando o passado.

Precisamente com o intuito de fixar os grandes feitos, no espantoso conjunto dos quatro panos de armar de Pastrana exaltam-se 4 momentos sequenciais, num crescendo épico, iniciado pela trilogia da conquista:

1ª tapeçaria – Desembarque – impõe-se a visão da enseada coberta pelas naus com os estandartes das armas lusas, o rei a liderar a armada que se dirige aos torreões (na face direita) da cidade-fortaleza, fortemente murada, além de protegida por um mar revolto;

2ª tapeçaria – Cerco – destaca-se a vedação crivada dos escudos portugueses, num duplo efeito de remate colorido do painel; no interior, um numeroso exército agrupa-se à esquerda em volta do Príncipe e à direita em volta do Rei;

3ª tapeçariaAssalto – uma amálgama de figuras, pontuadas da cor das bandeiras e armaduras dos cavaleiros portugueses, é animada por músicos a alentar a difícil tomada; o ambiente de luta encarniçada, entre a ferocidade da ofensiva e o desespero dos sitiados, joga a favor dos atacantes, exibindo já o indisfarçável garbo dos vencedores;

4ª tapeçaria – Tomada respira-se uma atmosfera pacificada, reordenada, onde avança pela direita o exército triunfante e se afasta pela esquerda a população local, dominada por mulheres e crianças em busca de novas paragens.

Pormenor das figuras nas tapeçarias

Pormenor: os Músicos no Cerco

Em 1457-58, o cavaleiro alemão, Georg von Ehingen, pintou o retrato de D.Afonso V com uma inscrição muito elogiosa: «O Rei era um príncipe bonito e bem formado e o mais cristão, mais bélico e mais justo que alguma vez conheci.» Enfermando dos habituais paradoxos humanos, o rei Conquistador – imbuído dos ideais cruzadísticos da época e da mística muito própria da Casa de Avis – teve um final pouco glorioso a ensombrar-lhe a memória (2 - cf ref. Batalha de Toro). Valeu-lhe a agudeza política magistral do Delfim, de cognome O Príncipe Perfeito, devolvendo a dignidade à dinastia inventada (na acepção de «forjada») pelo Santo Condestável (entre outros), ao assegurar-nos uma nova linhagem, a salvo de Castela e inaugurada com o sangue do aliado inglês, em D.Filipa de Lencastre.

Volto à película de Ridley Scott por ser um exemplo muito feliz da capacidade anglo-saxónica de revisitar a história, misturando, habilmente, lendas (séc.XII) e factos, numa teia de forte cariz patriótico, sem patrioteirismos, tal a naturalidade com que lhes sai… Nesta versão de Robin Hood, reinventa-se o defensor do povo a empunhar os valores democráticos da Magna Carta, devidamente alinhado com a nobreza, que desde cedo teria querido combater ao lado da população, propondo-se balizar os poderes régios. São também gloriosas as inúmeras batalhas ali travadas, de uma bravura e combatividade intrépidas, à medida de Ricardo Coração de Leão. A excepção é o novo rei, só por infeliz coincidência irmão do primeiro. Não por acaso, o adversário francês investe sobretudo na política de bastidores, aliciando mercenários, no intervalo dos infindáveis repastos de ostras frescas! Nos antípodas estão os ingleses, onde até um senhor feudal indefeso, cego e entorpecido pela provecta idade, se bate até ao limite das suas parcas forças. É um facto que perdeu a vida (perdê-la-ia, cedo ou tarde), mas não a honra. Fica bem patente a dificuldade de um traidor singrar no seio de um povo frontal e de palavra, que exige liderar o seu destino. Nunca se esquiva à luta, muito ciente dos seus direitos de cidadania. O lema para terçar armas pela liberdade teria sido a bandeira do pai daquele Robin dos Bosques, igualmente valoroso: «Rise and rise again, until lambs become lions». A novidade deste herói popular é o orgulho nacionalista, a aliar ricos e pobres numa frente única para instaurar a democracia. Os inimigos são: o estrangeiro beligerante, o traidor subornável e o rei autoritário e fraco.

Retomando as façanhas celebradas nas Tapeçarias – que não vão longe da exaltação nacional filmada por R.Scott – faço votos para que a vontade corajosa e empreendedora da armada de outros tempos venha a encontrar eco no Portugal de hoje. Não em demonstrações bélicas. Mas na vontade firme e discernida de devolver ânimo a um povo que, conjuntamente, se disponha a reafirmar e defender a sua identidade. Uma identidade muito antiga e imbuída de uma das histórias mais épicas e originais (pelos melhores motivos) que a humanidade conhece. Revê-la e narrá-la já é um bom arranque, como as Tapeçarias parecem sugerir-nos.

Maria Zarco

(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)

_______________________________

(1) MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga: http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/pt-PT/destaques/PrintVersionContentDetail.aspx?id=400

Morada: R.das Janelas Verdes, Lisboa. Telefone: +351 21 391 2800.

E-Mail: mnarteantiga@ipmuseus.pt

Propriedade: desde 1664, as Tapeçarias são pertença da Colegiada de Nossa Senhora da

Assunção (Pastrana), por doação dos duques do Infantado.

(2) Título nobiliárquico conferido pelos Reis Católicos a Diego de Mendoza, em 1475.

Note-se que continua por explicar o aparecimento das tapeçarias no Palácio do duque, em Gaudalajara, conforme assinala o historiador e Director do MNAA, António Filipe Pimentel.

Uma das teses mais correntes (citando doc.s do séc. XVII) considera que terão sido oferta de D.Afonso V ao nobre mais poderoso de Castela – o marquês de Santilhana, fundador da Casa do Infantado – para o persuadir a apoiar as pretensões do rei português à coroa castelhana. Simplesmente, as lutas diplomáticas e bélicas entre Portugal e Castela culminaram da pior forma, na batalha de Toro (1476), de onde Isabel «A Católica» saiu vitoriosa, depois de o futuro duque do Infantado se declarar seu partidário.

Outra das teses defende que terão sido subtraídas à coroa portuguesa, muito provavelmente na batalha de Toro, onde estariam expostas nas barracas de Campanha de D.Afonso V.

(3) Atribuídos a Nuno Gonçalves, só no final do séc. XIX foram redescobertos, faltando suporte documental fidedigno para se poder identificar as personalidades ali figuradas e descodificar toda a simbologia encerrada no conjunto dos seis retábulos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Há por aí alguém que tenha contactos num jornal ou revista para que esta senhora possa passar a escrever regularmente para uma coluna de opinião/informação? É que me parece que é isto mesmo que ela merece!! Pela forma como escreve, pelo "trabalho de casa", pela análise e pensamento... acho que fazem falta pessoas assim na imprensa portuguesa. Pessoas com opiniões e que sabem pensar. E que não sejam sempre os mesmos nomes! O nosso país parece aquele jogo das cadeiras, em que os intervenientes são sempre os mesmos, as cadeiras é que vão sendo retiradas, mas ficam as mesmas pessoas ... Boa, MZ! pcp

Anónimo disse...

Que querida, pcp. És mesmo engraçada. Nem tenho palavras. Bj gd, MZ

Acerca de mim

Arquivo do blogue