03 agosto 2011

Diário de uma astróloga - 3 Agosto de 2011

Post 5 - Mercúrio e a comunicação

Hoje, Mercúrio entra numa das suas fases retrógradas. Juntamente com os eclipses, é o fenómeno astronómico / astrológico que tem pior reputação no público não astrológico.  Tanto assim, que há coisa de um ano uma jovem telefonou-me quase a chorar. Uma “amiga” ter-lhe-ia dito que a data do seu casamento caía num período em que Mercúrio estava retrógrado. Segunda a “amiga”, isso teria consequências desastrosas, não só para a cerimónia, como também para a sua vida de casada. Acalmei-a, dei-lhe algumas explicações desmistificadora e o casamento realizou-se na data marcada.

O que representa Mercúrio, e porque assusta as pessoas quando está retrógrado?

Os planetas receberam os nomes que têm actualmente dos deuses do Olimpo na sua versão romanizada. O deus grego Hermes foi rebaptizado Mercúrio, mantendo as mesmas características. Eram os deuses mensageiros representados por pés e capacete alados, sempre em movimento. Esta estátua de Hermes encontra-se no Louvre, e é a minha favorita. 




Porém, no dia-a-dia, astrólogos e astrónomos utilizam há mais de 2000 anos este símbolo para assinalar de Mercúrio numa carta astral.  




O significado astrológico de Mercúrio deriva das suas características mitológicas e é, assim, o planeta que rege todas as formas de comunicação falada e escrita, a nossa actividade mental mas, também, o comércio, as deslocações, as viagens.

Mas o que significa retrógrado? Anda mesmo para trás? Claro que não. Mercúrio gira em volta do Sol e anda sempre na mesma direcção, como fazem todos os outros planetas. Mas, como orbitam a velocidades diferentes, incluindo a Terra, vistos a partir daqui parecem que ocasionalmente andam para trás - movimento retrógrado.  Quem anda regularmente de comboio sabe do que estou a falar. A física do sistema solar faz com que Mercúrio esteja retrógrado três vezes por ano durante um período de 23 dias.

Ao longo dos séculos tem-se verificado empiricamente que, enquanto Mercúrio está retrógrado, surgem mais problemas, obstáculos, estorvos nas áreas regidas por Mercúrio. Antigamente manifestavam-se sobretudo através de mal-entendidos pessoais. Na actualidade, com a quantidade de meios de comunicação de que dispomos, temos uma panóplia mais ampla. Aqui ficam exemplos de contrariedades mercurianas (sendo alguns de experiência pessoal):

  • Informática – ficheiros perdidos, disco rígidos que falham;
  • Telefone – não se encontram as pessoas com quem precisamos de falar, sem querer apagamos da memória o número de que precisamos;
  • Correio – cartas mal endereçadas não chegam, pacotes rompem-se;
  • Mail – um mail privado mandado para “todos”….
  • Viagens – atrasos de aviões, problemas com o carro.

Todos nós sentimos os efeitos de Mercúrio retrógrado de forma diferente. De vez em quando o mundo inteiro repara que o deus Mensageiro está a gozar connosco. Em Abril 2010 quando as cinzas do vulcão islandês criaram a maior confusão de tráfego aéreo que o mundo jamais viu … Mercúrio estava retrógrado.

Como é que se pode gerir positivamente a energia de Mercúrio retrógrado?

  • Rever, rever, rever, arquivar, arquivar, arquivar.
  • Estar atento a problemas de comunicação, repetir, não assumir que o outro entendeu. Não é altura para meias palavras.
  • Por outro lado é uma excelente altura para limpar a caixa de entrada dos emails já lidos, para fazer cópias dos ficheiros, para acabar projectos que deixamos ficar para trás.
  • Levar um bom livro e paciência se for andar de avião.
  • Se possível, adiar iniciativas novas pois podem precisar de revisão mental.

Sobre a minha jovem lacrimejante. Os convites foram mandados antes de Mercúrio estar retrógrado, e por isso chegaram bem. Todos os pormenores logísticos foram também tratados antecipadamente, assim o casamento correu sem nenhum percalço. A comunicação durante o cerimónia não tem muitas nuances… um SIM na altura certa bastou. A relação entre esposos também parece que não sofreu com o Mercúrio retrógrado… há poucos dias acolheram neste mundo uma filha.

Mercúrio estará retrógrado de 3 a 26 de Agosto e depois novamente de 24 de Novembro a 14 de Dezembro. Nestas alturas as palavras do filosofo grego Epictetus são apropriadas “Temos 2 orelhas e 1 boca para ouvir duas vez mais do que falar”.

Luiza Azancot

1 comentário:

Ana LA disse...

Bom dia.
Mercúrio tem povoado as minhas manhãs. Para mim já está retrógrado há uns dias. Edp que não regista alterações, Vodafone que não cumpre acordos, Finanças que debitam imposto duas vezes, enfim, uma sucessão de incompetências e mal-entendidos que nos levam ao desespero. Será que o meu signo ajuda?

Não sei o que se passa para os lados do Cape, mas aqui até o tempo está confuso, o verão não entendeu que deveria estar no seu maior esplendor e continua, timidamente, a espreitar atrás de uma cortina de nuvens cinzentas.

Até sempre e obrigada, porque assim fico mais descansada. Afinal a culpa também é do Mercúrio.

Acerca de mim

Arquivo do blogue