08 maio 2013

Diário de uma astróloga – [51] – 8 de Maio de 2013


As crianças Touro

Estou a passar alguns dias com três dos meus netos.  Os  gémeos nasceram a 27 de Abril e têm o Sol no signo de Touro. O irmão mais velho nasceu no final de Outubro sob uma lua cheia e, consequentemente, tem a Lua em Touro. Actualmente estão 4 planetas nesse signo e, assim, vem mesmo a propósito reflectir sobre crianças taurinas…

A Lua rege o instinto e, por isso, é o primeiro planeta a manifestar-se nos recém-nascidos. As crianças com a Lua em Touro mostram imediatamente a principal necessidade desse signo, SEGURANÇA. Não é de estranhar que o neto que tem a Lua em Touro tenha exteriorizado esta necessidade chorando quando era despido. Sentia a roupa como estrato protector. A solução foi fácil: despi-lo sob um cobertor, e assim evitar o trauma do bebé. Funcionou bem e, pouco tempo depois, já se despia sem qualquer problema. Mas continuou a mostrar a sua Lua em Touro através de outra faceta do signo - o extremo apego às suas coisas. 

Na astrologia podemos considerar uma alternância entre signos centrífugos e signos centrípetos, os que distribuem e os que concentram energia. O Touro é o primeiro signo centrípeto e, por ser fixo, é o que demonstra maior POSSESSIVIDADE e mais dificuldade em deitar fora seja o que for, mesmo umas sapatilhas rotas que já não lhe servem, como no caso do meu neto. Ver as sapatilhas irem para o lixo é para a sua Lua em Touro como o furto do prazer que elas lhe deram durante as muitas horas em que jogou à bola.

O Sol representa a parte mais consciente da personalidade que só se desenvolve quando as crianças começam a dialogar com o seu ego através de escolhas próprias. Uma das primeiras escolhas das crianças é relativa ao cobertor / brinquedo que precisam para dormir. Outra característica do Touro é a de apreciarem CONFORTO que, a nível físico, se traduz em gostarem de coisas fofas que possam tocar e, a nível emocional, que possam agarrar e segurar. O Linus dos Peanuts com o famoso “security blanket”  é um tourinho com certeza.



O Touro, signo fixo e de terra, não gosta de mudanças, e por isso mesmo aprecia a FAMILIARIDADE. Os meus gémeos evidentemente que gostam de brinquedos, jogos e livros novos, mas também gostam também de voltar aos que já conhecem, pois são os que lhes dão um sentido de constância e permanência e satisfazem a necessidade de estabilidade.

No mundo infantil SEGURANÇA + POSSESSIVIDADE + CONFORTO +FAMILIARIDADE = ANIMAIS DE PELUCHE.  Toda a gente tem Touro no seu tema e, por isso, todas as crianças sentem estas necessidades num grau maior ou menor, consoante os planetas nesse signo. Na casa onde me encontro, o Touro está muito bem representado, tanto a nível infantil como entre os adultos: duas crianças com Sol e Mercúrio, outra criança com Lua, o pai com Sol e Vénus e a mãe com Marte em Touro na casa 2. 

Aos olhos racionais da avó, o mundo animal de peluche ameaça por vezes assumir o controlo da casa.  


Mas verdade seja dita:  estes miúdos são  equilibrados, muito felizes, nada piegas, são desportivos, despachados e independentes. A conclusão que tiro é que, se uma necessidade central da personalidade de uma criança é satisfeita, essa criança torna-se confiante e enfrenta as dificuldades da escola, dos amigos, da vida, com a firmeza dada pela base sólida dos primeiros anos de vida. 

Ao Tourinho (a) na sua vida ofereça peluches!

Luiza Azancot

1 comentário:

JdB disse...

Olha-se para a fotografia e só apetece cantar que é tão bom ser pequenino/ter pai, ter mãe, ter avós...
Aprendo sempre com os teus posts, nomeadamente aqueles que falam de touros/ascendente touro, vá lá saber-se porquê...

Acerca de mim

Arquivo do blogue