26 maio 2013

Domingo ….. Se Fores à Missa!


Hoje celebra-se a Santíssima Trindade.  Um dos dogmas da igreja católica. Para a maioria de nós, seres pensantes e racionais, não é fácil entender esta trilogia. Três pessoas numa só?  Em miúda, costumava brincar com a Santíssima Trindade, imaginando-a num corpo com 3 cabeças. Depois, à medida que crescia e olhava os temas da Igreja com mais seriedade, achava que a Santíssima Trindade era uma espécie de ‘bancada’, com 3 níveis, em que o primeiro nível era ocupado pelo Pai, o chefe supremo, no segundo encontrava-se o Filho, o mensageiro da palavra do Pai e no nível mais inferior estava o Espírito Santo, que cuidava dos dois. 

Como se nas ‘coisas’ de Deus houvessem níveis!!  Mais tarde, já naquela fase em que a vida nos torna mais sábios e maduros, comecei a olhar e a entender a Santíssima Trindade de outra forma, a qual mantenho até hoje.

O Pai representa o poder do livre arbítrio que é dado a cada um de nós, individualmente; o Filho representa o amor nos nossos corações e o Espírito Santo representa a sabedoria da nossa alma e da nossa mente.

Descobri, principalmente, o poder e a importância do Espírito Santo (o tal nível que eu julgava inferior). Descobri um Espírito Santo vivo a quem se pode, e deve, recorrer quando precisamos de discernimento ou sabedoria para tomar uma decisão, para decidir sobre esta ou aquela opção, este ou aquele caminho.

Domingo, se fores à Missa ….Invoca a Santíssima Trindade!

MAF



Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará».

Palavra da salvação.

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue