07 maio 2013

Duas últimas

Sempre tive uma relação incerta com a ópera. Gostava das árias mais bonitas - e seguramente as mais conhecidas - mas, fora isso, maçava-me um pouco. Nunca me ocorreu ouvir um CD nem passar duas horas à frente da televisão a ver o que quer que fosse. Quis o acaso que fosse duas vezes à ópera no espaço de três semanas. Desafiado por uns amigos que tinham um bilhete a mais num camarote em S. Carlos, fui ver O Trovador e o Rigoletto. 

Sempre que me perguntam se gostei, respondo da mesma forma: acima de tudo gostei de ter gostado. Acima de tudo gostei de ter estado duas horas e pouco em cada espectáculo com um ar interessado e nada maçado. Em bom rigor, dei por muito bem empregue o dinheiro que gastei, além de que a companhia e o camarote também ajudavam ao programa. Do Rigoletto gostei tanto que, no dia seguinte à estreia a que assisti, em S. Carlos, sentei-me à frente da televisão para me deliciar com quase 1 hora do mesmo Rigoletto.

Uma das minhas colegas da pós-graduação, que trabalha na cenografia, havia referido o carácter algo ousado (sensual/erótico) da encenação do Rigoletto, pelo que fiquei curioso. Confesso que achei, desse ponto de vista, bastante inócuo. Sobretudo quando comparado com a encenação a que assisti no dia seguinte na televisão (canal Mezzo): no primeiro acto aparecem duas ou três senhoras com os peitos desnudos...

Deixo-vos com ópera, com estilos diferentes: a melancolia imensamente bonita do prelúdio de Tristão e Isolda, de Wagner; uma ária de Gianni Schicchi, de Puccini, ária de que gosto muito.  Por último, duas árias do Rigoletto, de Verdi.

JdB
   





3 comentários:

LA disse...

Que bom saber-te amante de opera. Todas arias que escolhestes estao no meu top 10 por razoes diversas. Obrigada pelo meomento musical.

Anónimo disse...

Sou infelizmente mto ignorante em matéria de ópera (e de música clássica). A verdadeira música, para os mais entendidos...
Gostei de todos os trechos que escolheste ( o de Puccini então é uma preciosidade).
Abr
fq

arit netoj disse...

Não há melhor do que gostar de ter gostado! Que belo duplo gostar, bem visto!
Beijinhos

Acerca de mim

Arquivo do blogue