19 dezembro 2014

Dos planos de Deus

“Olho para a minha vida nos últimos meses e realizo que não passou de um puzzle (...)”

***


Um dia, alguém com quem converso amiúde afirmou-me:  “disseram-me que mais cedo ou mais tarde eu perceberia o plano que Deus tem para mim.” Mais do que a frase, o conceito foi motivo de uma conversa posterior, já sem a presença de nenhum dos outros intervenientes. Surgiram então três perguntas que, num olhar mais distraído, poderão não ter relação com o tema em apreço:

1) a quem rezamos, a Deus ou a Jesus Cristo?
2) o que pode fazer a fé por nós?
3) o que é o plano de Deus para cada um de nós?

Deus é totalmente intangível, enquanto Jesus Cristo andou por cá, fez-se ouvir na primeira pessoa, deixou-nos um código de boas práticas. Talvez por isso a um peça a intangibilidade: a força, a sabedoria, o discernimento, a paz, o amor. Ao outro pedirei a intangibilidade transformada em actos: como aceitar, como perdoar, como ter força, como transformar a solidariedade em actos.

Ter fé significa, em boa verdade, o quê? Acreditar, pura e simplesmente, na existência de Deus como criador de todas as coisas? E isso, repito, significa o quê? O que faz essa crença por nós, em que nos ajuda, em que medida nos transforma em pessoas melhores, mais serenas, mais pacificadas com a vida ou mais atentas ao próximo? A espiritualidade – que me é indissociável da fé – fez muito por mim. Talvez a resposta da pergunta 2 esteja na resposta da pergunta 1...

A nossa vida é um conjunto de acontecimentos dissociados ou esses acontecimentos fazem parte de algo maior? Isto é, são apeadeiros lógicos de uma mesma viagem, ou são reflexos de um percurso onde só o cálculo de probabilidades vinga? A nossa vida é um jogo de sorte e azar, ponto final parágrafo? Não estou certo de que Deus tenha um plano individual para cada um de nós, porque isso equivaleria a dizer que há uma decisão divina sobre a fortuna e a pobreza de cada um, sobre as vidas fagueiras e as vidas sofridas de cada um. Talvez o plano de Deus seja levar-nos a olhar para as nossas vidas – cheias de facilidades ou tristezas, cheias de perdas e alegrias, ou com um misto de tudo – e perceber que com uma perda vem uma oportunidade, com uma promoção vem uma obrigação, com uma tristeza vem um desafio. Talvez o plano de Deus seja levar-nos à serenidade, à confiança de que fala, também, a parábola dos lírios do campo.

A frase que encima o post é tirada do livro Deus pregou-me uma partida, que co-escrevi com a Rita Jonet. A frase é simples, muito simples. Mas reflecte uma verdade: a nossa vida é um puzzle. Quando percebermos que tudo se encaixa - os acontecimentos dolorosos, as lutas, o despojamento dos prazeres, os livros com que nos cruzamos, as pessoas que atravessam a nossa vida, o que ganhamos com o que perdemos - a vida tem nexo, e damos um sentido às coisas.

O que faz por nós a fé? Talvez, muito simplesmente, nos faça perceber o plano que Deus tem para cada um dos seus filhos.


JdB  

1 comentário:

LA disse...

So' hoje li... concordo com "Quando percebermos que tudo se encaixa -.... a vida tem nexo, e damos um sentido às coisas." Nao concordo com que faz por nos a fe': a fe' nao percebe senao tinha origem na mente, a fe' e' do dominio do espirito - aceita que o plano de Deus e' o melhor para no's.

Acerca de mim

Arquivo do blogue