14 agosto 2019

Vai um gin do Peter’s ?

CAPELA EM FORMA DE TENDA TORNOU-SE COQUELUCHE DE ARQUITECTURA

Portugal ganhou, este ano, o International Architecture Awards na categoria de culto espiritual, a par de quatro asiáticos: Japão, Singapura, Coreia do Sul e China(1). Foi, por isso, o único europeu distinguido, por mérito da originalíssima capela inaugurada, em 2017, para acolher um encontro de escuteiros decorrido em Idanha-a-Nova. Para esse concelho, sede do escutismo português, o atelier dos arquitectos Pedro Ferreira e Helena Vieira desenhou uma estrutura em forma de tenda fixa sem portas, orientada de nascente a poente para aproveitar bem os primeiros e os últimos raios solares. Tornaram-se os melhores momentos para estar na capela, iluminada por um sol mais dourado e subtil. Um fio de água corre por um rego em direcção ao altar, no alinhamento da cruz implantada do lado de fora, a Oriente. 


Entre as proezas da obra está o aconchego especial daquelas duas paredes inclinadas para compor um triângulo escancarado sobre o arvoredo esguio que o rodeia. O revestimento em madeira clara faz um contínuo com a mata circundante. Naquele planalto arborizado, a cabana rodeada de céu acolhe os forasteiros da região e os acampados que ali se reúnem, vindos de diferentes pontos do globo.   

A todas as horas, aquele ‘capuz’ forrado de ardósia escura no exterior consegue ser convidativo, no estilo alegre e desportivo dos escuteiros. Até à noite, a luz quente dos focos que iluminam a partir do chão mantêm caloroso o pequeno-grande templo dedicado a Nossa Senhora de Fátima. Respira-se a sobriedade e o encanto da Senhora Guardiã do espaço. A colecção de imagens no site do atelier dos arquitectos explica o efeito:

In https://planohumanoarquitectos.com/capela-de-nossa-senhora-de-fatima



Explicam os projetistas: «A água atravessa todo o espaço da capela, num trilho que se desenvolve em direção ao altar - o lugar central de todo o espaço celebrativo cristão -, e depois para a paisagem, direcionando o utilizador para a cruz, que fica do lado de fora da capela, no mesmo alinhamento».


O prémio mais recente corroborou o reconhecimento internacional da ousada construção, que continua a somar palmarés por todo o mundo. Há um par de anos, recebeu o do Museu de Arquitectura e Design de Chicago na modalidade de edifícios religiosos, e do Centro Europeu para a Arquitetura, Urbanismo, Arte e Design. Seguiram-se os três galardões ganhos no concurso internacional Architizer A+.

Lembrando a frágil tenda de Abraão, uma simples coberta em trapézio de traçado dinâmico continua a ser suficiente para receber quem vem rezar. Será com certeza mais alta e aberta que o resguardo antiquíssimo de há 4 mil anos, mas não menos sóbria nem menos disponível para receber quem se queira aproximar.  


Maria Zarco
(a preparar o próximo gin tónico, para daqui a 2 semanas)
_____________

 (1)   Os premiados asiáticos foram: a igreja anglicana de Luoyuan (China), o templo Golden Pagoda (Singapura), The Spiritual Healing House (Coreia do Sul) e Hasshoden - Charnel House In Ryusenji Temple (Japão).
Curta-metragem à Capela:

2 comentários:

Anónimo disse...

A propósito do Peter's, alguma vez viu a fotografia do "Neptuno" na Horta? É uma história bem engraçada. Podia contá-la neste blog um dia destes.
V

MZ disse...

Mto obrigada pela dica, que irei investigar para descobrir a história. MZ

Acerca de mim

Arquivo do blogue