05 julho 2021

Do chá no Reid's

 

Tomar o chá da tarde no Reid's é ter a certeza de que há experiências que se mantêm imutáveis com o tempo. Tive essa experiência ontem, mas poderia estar a vivê-la há 50 anos, talvez. Há uma elegância no serviço, na vista, na frequência humana que nos dão a garantia de que este tipo de civismo é inglês. Independentemente da influência da D. Catarina de Bragança na tradição do chá das 5, tudo isto é inglês: o chá (Earl Grey para mim, sempre?), as sanduíches, os scones.


Não pode discutir-se a origem da açorda ou da pizza; não pode discutir-se a origem da doçaria conventual ou da pastelaria ou do vodka. Nessa linha de pensamento, não pode discutir-se a origem da civilidade, de um certo requinte de comportamento ou de tradições - a origem é Inglaterra.

À nossa volta há casais de ingleses de meia idade, já reformados. Poderiam ser o Churchill e a sua mulher, poderia ser a Agatha Christie a imaginar um crime. Não tocam telemóveis, não há crianças a correr, ninguém fala alto. 


 Ler os livros de Somerset Maugham (outros escritores haverá) é perceber um pouco do que afirmo; ver o África Minha é perceber outro pouco. Ingleses que vão para África ou para as Índias Ocidentais onde se quedam anos a fio a viver sozinhos, ou amancebados com gente local. No entanto, no sítio mais recôndito do Império Britânico, jantam de smoking. 


Tudo isto está para acabar, talvez, quando morrer uma geração que conheceu gente que conheceu o Somerset Maugham, o mundo do Império Britânico, ou o Quénia dos anos 40. Acaba quando a barbárie vencer, a cerveja eliminar o chá, os hooligans substituirem os casais de reformados que retocam o guarda-roupa para o chá do Reid's.


O chá do Reid's é um oásis, uma espécie de paraíso por onde o tempo não passou, o lugar geométrico da felicidade dos anglófilos, como eu. Ir ao Reid's (os lugares na esplanada já estão reservados para as próximas duas semanas) é viver uma experiência, não é lanchar, mesmo que haja sanduíches de pepino, de salmão, de pera abacate. Até isso contribui para uma cerimónia cara, muito cara, mas de uma elegância que não se repete em muitos sítios.

JdB  

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue