28 setembro 2021

Da feminilidade

Sou um senhor antigo, pelo que a utilização da expressão sou do tempo de... se me aplica com propriedade, ainda que uma pessoa que tenha nascido nos anos 70 possa dizer que é do tempo de... O que é facto (ou pelo menos uma impressão muito forte) é que há 45 ou 50 anos as raparigas eram femininas. Isto é, usavam-se mais vestidos ou mais saias - roupa mais característica das mulheres. Todas as raparigas das minha adolescência tinham figura para usar vestidos ou saias? Não! Algumas talvez não tivessem grandes figuras, mas o facto de usarem um traje mais feminino obrigava-as (e talvez elas detestassem) a uma postura física mais contida. 

Estou certo de que a generalização de utilização das calças permitiu às mulheres um maior conforto, com menos cuidados ou preocupações com a forma como se sentam ou andam. No entanto, se isto é um benefício - e estou certo que é - também tem um senão: o facto de estarem mais à vontade pode levar a que, por vezes, estejam mais à vontadinha, perdendo-se aquele toque elegante e feminino tão do agrado de algumas pessoas.

Vem este arrazoado a propósito de uma cena a que assisti neste fim de semana num centro comercial. Uma rapariga nova jantava com amigas, todas elas, talvez, de calças e sentadas à vontade. Ela, esta rapariga, composto, discreta, elegante e feminina. Porquê? Porque estava de traje académico. A saia não a constrangia, não a obrigava a nada - a feminilidade dela era natural e isso via-se bem, porque ela aparentava estar bem naquela pele de saia pelos joelhos. Estivesse ela de calças e lá se ia a feminilidade toda. Sim, muitas vezes o hábito faz o monge.

JdB 

1 comentário:

Anónimo disse...

JDB,
Para mim, umas calças reles significam duas coisas:
A mulher não tem pernas bonitas: a causa major.
A mulher não depilou as pernas. Falta de cacau ou de estima.
Abraço

Acerca de mim

Arquivo do blogue