04 julho 2022

Das capas das revistas

 


Já uma vez escrevi sobre as capas da ditas revistas cor-de-rosa. Em querendo basta seguir o link - em quatro anos pouco ou nada mudou.

A revista Mariana (quem será a Mariana que dá nome a uma revista?), publicada a 2 de Julho deste ano suscitou a minha atenção. Porquê? Por duas ordens de razão, a primeira prendendo-se com o facto de falar menos de telenovelas do que algumas revistas semelhantes. Por junto ficamos a saber que Ana Carolina deixa Carlos - quem quer que seja a Ana Carolina e o Carlos, e qualquer que seja a telenovela.

O que me suscita sempre curiosidade e interesse nestas capas são os títulos que, quais teasers, suscitam os incautos - ou apenas interessados - a comprar a revista para lerem os detalhes que estão no interior. Ao contrário dos jornais iminentemente desportivos ou económicos, uma revista como a Mariana é eclética, e isso percebe-se na capa - apelativa, diversa, desafiante. Assim, em conselho de redacção, o que foi considerado relevante para uma chamada de capa?

- a frase "chocante" de Fernanda Antunes que afirma não "esperar estar cá muito tempo";

- a Dra. Esmeralda Martins que fala de saúde oral;

- Bruna, que surpreende, ao procurar emprego por amor a Bernardo;

- a defesa dos oceanos;

- por último, mas seguramente não menos importante, o facto de Ronaldo injectar botox nos genitais.

Por si só, cada um destes temas é susceptível de um número próprio: o luto de uma mãe que, segundo sei, tem dois filhos vivos. 

(Enquanto pai que perdeu uma filha poderia discutir o destaque que se dá a este drama e as frases que os pais dizem de si próprios ou a este respeito, mas não vou fazê-lo.)

O facto de Bruna procurar emprego por amor a Bernardo não deixa de me surpreender. Talvez por viver numa bolha privilegiada, nunca conheci ninguém que procurasse emprego por amor ao companheiro/a. As pessoas podem procurar uma ocupação / emprego por uma questão de ética de vida, de realização profissional ou pessoal, de necessidade financeira. Mas por amor? Não sabendo o suporte financeiro de Bruna (e do Bernardo só o que se diz nas revistas) imagino-a a ser empregada numa pastelaria ou numa repartição com milhões num banco. Chega a casa a cheirar a croissant ou com os dedos crivados de agrafes, mas o amor a Bernardo tudo justifica. Amar perdidamente, com amou desgraçadamente Florbela Espanca, tem agora uma conotação diferente - a inscrição numa folha de pagamentos, com direito a 13º e 14º meses e, numa futura modernidade, uns dias por mês para aquilo que não escolhe dia nem hora.

Sobre a defesa dos oceanos e sobre a Dra. Esmeralda Martins, que falará de saúde oral, nada tenho a dizer - parecem-me temas relevantes e actuais, sobre os quais tudo o que se diga é pouco, estou certo. Gostaria de falar sobre as injecções de botox nos genitais de Ronaldo mas, confesso, sou vencido pelo pudor e pela ignorância. Para que quer ele injectar botox nos genitais? Para perder as rugas? Para eliminar os papos ou os pés de galinha? E teremos fotografias no interior sobre os interiores de Cristiano? 

A revista Mariana não me suscita qualquer interesse pelos temas propostos na capa. O que me chamou a atenção foi o facto de estarem todos na capa - os genitais de Ronaldo, o drama de Fernanda Antunes, a saúde oral da Dra. Esmeralda, o emprego de Bruna por amor. O facto de Ana Carolina deixar Carlos é a nota dissonante, porque a ficção não ultrapassa a realidade.

JdB

Sem comentários:

Acerca de mim

Arquivo do blogue